Resenha baseada no artigo de adriano rodrigues mansanera, sobre a história da psicologia da educação no brasil: os procedimentos higiênicos do comportamento da mãe e da professora. uft. e-mail: adrianomansanera@gmail.com

614 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO: LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

ATIVIDADE AVALIATIVA
RESENHA CRÍTICA

Polo Grajaú -ma

Resenha baseada no artigo de Adriano Rodrigues Mansanera, sobre A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: os procedimentos higiênicos do comportamento da mãe e da professora.
UFT. E-mail: adrianomansanera@gmail.com

O Artigo do Autor Mansanera que trata da HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: os procedimentos higiênicos do comportamento da mãe e da professora. As principais ideias do artigo é uma visão do ensino de Psicologia nas Escolas Normais que foram importantes na produção de um saber psicológico aplicado à educação, através das pesquisas realizadas nos Laboratórios de Psicologia, anexos às Escolas Normais. Devido o fracasso escolar de alguns alunos á décadas atrás, segundo o autor impulsionou o aparecimento da psicologia diferencial, então foi percebida a utilização da Psicologia na escola como recurso para sanar algumas dificuldades que muitas vezes eram sociais e não do indivíduo. Nisto os higienistas com seus saberes médicos começaram a contribuir, para organizar e normatizar os comportamentos desviantes da ordem estabelecida como sendo a padrão dos alunos e crianças.
Quando foi criada a Liga Brasileira de Higiene Mental que era composta por intelectuais, professores, advogados, psiquiatras, políticos entre outros, a higiene mental foi abordada como um problema de saúde publica. De acordo com Mansanera (2004), na instituição familiar e escolar, o discurso higienista tornou-se normatizador de novas regras sociais, com preocupação voltada para o enquadramento mental da criança como “homem do futuro”.
O autor descreve na psicologia da educação da mãe-higiênica que era preciso ensinar as futuras mães e também as professoras das Escolas Normais, a importância do cuidar e do

Relacionados