Resenha baseada no artigo de adriano rodrigues mansanera, sobre a história da psicologia da educação no brasil: os procedimentos higiênicos do comportamento da mãe e da professora. uft. e-mail: adrianomansanera@gmail.com

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (614 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO: LICENCIATURA EM INFORMÁTICA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DAEDUCAÇÃO


ATIVIDADE AVALIATIVA
RESENHA CRÍTICA


Polo Grajaú -ma


Resenha baseada no artigo de Adriano Rodrigues Mansanera, sobre A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: os procedimentoshigiênicos do comportamento da mãe e da professora.
UFT. E-mail: adrianomansanera@gmail.com

O Artigo do Autor Mansanera que trata da HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: os procedimentoshigiênicos do comportamento da mãe e da professora. As principais ideias do artigo é uma visão do ensino de Psicologia nas Escolas Normais que foram importantes na produção de um saber psicológicoaplicado à educação, através das pesquisas realizadas nos Laboratórios de Psicologia, anexos às Escolas Normais. Devido o fracasso escolar de alguns alunos á décadas atrás, segundo o autor impulsionou oaparecimento da psicologia diferencial, então foi percebida a utilização da Psicologia na escola como recurso para sanar algumas dificuldades que muitas vezes eram sociais e não do indivíduo. Nisto oshigienistas com seus saberes médicos começaram a contribuir, para organizar e normatizar os comportamentos desviantes da ordem estabelecida como sendo a padrão dos alunos e crianças.
Quando foicriada a Liga Brasileira de Higiene Mental que era composta por intelectuais, professores, advogados, psiquiatras, políticos entre outros, a higiene mental foi abordada como um problema de saúde publica.De acordo com Mansanera (2004), na instituição familiar e escolar, o discurso higienista tornou-se normatizador de novas regras sociais, com preocupação voltada para o enquadramento mental da criançacomo “homem do futuro”.
O autor descreve na psicologia da educação da mãe-higiênica que era preciso ensinar as futuras mães e também as professoras das Escolas Normais, a importância do cuidar e...
tracking img