Resenha - avaliação da aprendizagem escolar

Resenha: Avaliação da Aprendizagem Escolar

Fabiana Aparecida Machado Sales

Instituto Dados da Amazônia – Universidade Gama Filho

Luckesi, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e proposições. 19ª Ed. – São Paulo: Cortez. 2008. ISBN 978-85-249-0550-6.

CIPRIANO CARLOS LUCKESI é licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da UniversidadeCatólica do Salvador, Bahia (1970), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), Mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia (1976) e Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo (1992). Atualmente é professor pós-aposentado da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia. Foi professor do Departamento de Filosofia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFBA, ensinando na Graduação, de 1971 a 2002, quando aposentou-se. No Curso de Graduação em Filosofia, ensinou especialmente Introdução à Filosofia, Axiologia, Pensamento Filosófico naAmérica Latina, Leitura do Texto Filosófico. Iniciou suas atividades na Pós-Graduação em Educação (Mestrado), na Faculdade de Educação/UFBA, em 1985, estando a ela vinculado até o presente momento, ensinando especialmente Filosofia da Educação, Metodologia da Pesquisa e Educação e Ludicidade, além de orientar mestrandos e doutorandos em suas atividades de pesquisa e elaboração de dissertações e teses.Seu contato com o tema avaliação da aprendizagem escolar iniciou em 1968 quando ainda era acadêmico do curso de Filosofia, desde então, tem realizado estudos, proferindo palestras em conferências e seminários sobre o assunto.
Esta obra reúne um conjunto de artigos que foram publicados no decorrer de “longos anos de trabalho” e didaticamente divididos em nove capítulos, de fácil entendimento,servindo como eixo norteador a estudiosos que desejam trabalhar com a referida modalidade de pesquisa.
Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a pedagogia do exame é o título do primeiro capítulo, onde Luckesi afirma que a nossa prática educativa é que a avaliação da aprendizagem ganhou um espaço tão amplo nos processos de ensino que passou a ser direcionada para o que ele chama de“pedagogia do exame”.
Luckesi nos leva a uma discussão onde nosso exercício pedagógico está mais ligado as provas e exames do que propriamente para o ensino-aprendizagem, onde se predominam notas. Professores utilizando-se de instrumentos de ameaça para que os alunos sintam-se motivados a aprender; onde o aluno deve se dedicar ao estudo não porque os conteúdos são importantes, mas pelo medo. Os pais,por sua vez, estão preocupados nas promoções dos alunos no decorrer de sua caminhada na escola, sendo supervalorizadas as notas que irão levar a aprovação. As reuniões marcadas pela escola, que deveriam ter como objetivo uma conversa ampla e com a participação de todos, acabam resultando em diálogos somente com os pais daqueles rotulados como “problema”, enquanto os pais daqueles que obtiveramnotas significativas não sentem a necessidade desta conversa.
“Enquanto o estabelecimento de ensino estiver dentro dos ‘conformes’, o sistema social se contenta com os quadros estatísticos.” (p. 21)
Nossos estabelecimentos de ensino e também o Estado, estão preocupados com quadros estatísticos e gráficos apontando o desempenho de nossos alunos, mas não levando em conta a real aprendizagemdestes.
Segundo o autor, a atenção centralizada nas provas, exames e notas apresentam desdobramentos especialmente na relação professor-aluno, onde professores fazem promessas de pontos a mais em função de atividades que não estão ligadas diretamente ao conteúdo e as notas, não são consideradas como o resultado de uma aprendizagem.
Luckesi traz explicações da pedagogia dos séculos XVI e...
tracking img