Resenha - ato medico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL - FACIMED
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA

RESENHA - A LEI DO ATO MÉDICO

CACOAL/RO
2012
MIDIÃ AGADA CAMPOS VIEIRA



RESENHA – A LEI DO ATO MÉDICO

Resenha apresentada à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, como parte integrante dos requisitos para a avaliação na disciplina de Metodologia do Curso de Graduação em Fisioterapia soba orientação do professor Especialista ou Mestre Irlei dos Santos.

Cacoal/RO
2012



1. INTRODUÇÃO

A Lei do Ato Médico visa definir ou delimitar a área Médica, seu campo de trabalho, quais os procedimentos específicos do trabalho médico, o que pode ser feito ou não por eles e o que pode ser compartilhado com os agentes das de mais profissões.

2. DESCRIÇAO DO ASSUNTOO PLS nº 25/2002 tem como objetivo a regulamentação dos atos médicos, ajudando no fortalecimento da equipe de saúde e respeitando a competência de cada profissional. Os cincos artigos referente a este projeto revela a importância da sua aprovação. No artigo 1º mostra a definição na qual o ato médico é todo procedimento técnico-profissional praticado por médico habilitado e dirigido para aprevenção primaria, secundaria e terciária.
Na qual a prevenção primaria trata da promoção da saúde e a prevenção da ocorrência de enfermidades ou profilaxia; a prevenção secundária é definida como a prevenção da evolução das enfermidades ou execução de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos; e a prevenção terciária consiste na prevenção da invalidez ou reabilitação dos enfermos.
O artigo1º expõe de maneira clara a definição adotada pela Organização Mundial da Saúde referente às ações médicas que visam ao benefício do indivíduo e da coletividade. A definição do ato médico pegou como base nesta ordenação de idéias porque, para o autor essa junção de idéias sintetizar de forma clara os limites do medico. Com sua utilização fica possível classificar o que se deve ser atividaderestrita aos médicos e quais os procedimentos que não é. Desta forma podemos visualizar que o conceito de cura não se opõe ao de prevenção
O inciso I trata da prevenção primaria que cuida de prevenir a ocorrência de doenças, através de métodos profiláticos, e das ações que visem à promoção da saúde para toda a população. A prevenção primária é formada por um conjunto de ações que não sãoprivativas dos médicos, mas ao contrário depende da cooperação dos agentes da saúde juntamente com a população.
O inciso II, por sua vez, estabelece os atos que são privativos dos médicos. São aqueles que envolvem o diagnóstico de doenças e as indicações terapêuticas, atributos que têm no médico o único profissional habilitado e preparado para exercê-los, além dos odontólogos em sua área de atuação.Não se incluem, aqui, os diagnósticos fisiológicos (funcionais) e os psicológicos, que são compartilhados com outros profissionais da área de saúde, como os fisioterapeutas e os psicólogos. O diagnóstico fisiológico se refere ao reconhecimento de um estado do desenvolvimento somático ou da funcionalidade de algum órgão ou sistema corporal. O diagnóstico psicológico se refere ao reconhecimento deum estado do desenvolvimento psíquico ou da situação de ajustamento de uma pessoa. No entanto, quanto se trata do diagnóstico de enfermidades e da indicação para o tratamento, somente o médico e o odontólogo, este em sua área específica, possuem a habilitação exigida para isso. E os médicos veterinários, referente aos animais.
O inciso III aborda as atividades de recuperação e reabilitação,também compartilhadas entre a equipe de saúde. Não são atos privativos dos médicos. Pois a reabilitação cabe a cada profissional referente à enfermidade para a devolução total ou parcial dos movimentos dentro dos limites do paciente.
Os dois parágrafos que complementam este artigo explicitam quais os atos privativos dos médicos e os compartilhados com outros profissionais:

§ 1º - As...
tracking img