1. Introdução: teorias da educação e concepções pedagógicas
O texto aborda as concepções pedagógicas na história da educação brasileira, delimitando como eixo ordenador a oposição entre teoria eprática, esta, vista como a relação mais fundamental da pedagogia, entendida como “teoria da educação”, que se estrutura a partir e em função da prática educativa.
As diferentes concepções de educaçãopodem ser agrupadas em duas grandes tendências: a primeira composta pelas concepções pedagógicas que dão prioridade à teoria sobre a prática, onde se enquadram as diversas modalidades de pedagogiatradicional; a segunda se compõe das concepções que subordinam a teoria à prática, enquadrando as diferentes modalidades de pedagogia nova.
Até o final do séc. XIX predominou a primeira tendência, tendocomo preocupação a centralização das “teorias do ensino”, onde o problema fundamental é a formulação de métodos de ensino. As concepções tradicionais vão desde Platão e a pedagogia cristã, passandopelas pedagogias dos humanistas e pela pedagogia da natureza, assim como a pedagogia idealista de Kant, Fichte e Hegel, o humanismo racionalista, a teoria da evolução e a sistematização deHerbart-Ziller; centralizando o papel do professor, cuja função é transmitir os conhecimentos acumulados pela humanidade, enquanto aos alunos cabia apenas a assimilação dos mesmos.
Já a segunda tendência, dascorrentes renovadoras, é representada por Rousseau, Pestalozzi, Froebel, KierKegaard, Stirner, Nietzsche e Bergson, chegando ao movimento da Escola Nova, às pedagogias não diretivas, à pedagogiainstitucional e ao construtivismo; centra-se nas “teorias da aprendizagem” destacando o educando no processo educativo, onde, por meio da interação entre si e com o professor, realiza a própria aprendizagem,construindo seus conhecimentos. Cabe ao professor o papel de acompanhar e auxiliar o educando em seu próprio processo de aprendizagem. O eixo do trabalho pedagógico desloca-se, portanto, da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Resenha: as concepções pedagógicas na história da educação brasileira. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-As-Concep%C3%A7%C3%B5es-Pedag%C3%B3gicas-Na-Hist%C3%B3ria/801343.html

MLA

"Resenha: as concepções pedagógicas na história da educação brasileira" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-As-Concep%C3%A7%C3%B5es-Pedag%C3%B3gicas-Na-Hist%C3%B3ria/801343.html>.

MLA 7

"Resenha: as concepções pedagógicas na história da educação brasileira." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-As-Concep%C3%A7%C3%B5es-Pedag%C3%B3gicas-Na-Hist%C3%B3ria/801343.html>.

CHICAGO

"Resenha: as concepções pedagógicas na história da educação brasileira." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-As-Concep%C3%A7%C3%B5es-Pedag%C3%B3gicas-Na-Hist%C3%B3ria/801343.html.