Resenha Artigo Trajet rias Escolares Prolongadas nas Camadas Populares

372 palavras 2 páginas
Resenha Artigo Trajetórias Escolares Prolongadas nas Camadas Populares

O artigo de Débora Cristina Piotto pretende discutir às condições que possibilitam o desenvolvimento das camadas populares na trajetória escolar. A autora utiliza como base a visão de vários autores sobre o tema , evidenciando o papel da família na escolarização e discutir e questionar alguns argumentos comumente atribuído ao sucesso escolar.
Lahire ( 1997) um dos autores citados por Piotto investiga as relações entre as posições escolas de 26 crianças de camadas populares que frequentam a 2ª do ensino fundamental na França. O autor encontrou muita variedade de resultado em suas pesquisas que vão desde ‘’fracassos ‘’previsíveis ( filhos de pais de baixa escolaridade) até ‘’fracassos’’ improváveis ( que são alunos que apesar de viverem em condições desfavoráveis obtiveram um bom resultado em sua trajetória escolar).
O autor desenvolve seu conceito de acordo com a tese de Capital Cultural de Pierre Bourdieu que acredita que a escola é um espaço de reprodução de estruturas sociais e de transferência de capitais de uma geração para a outra. E é a partir do legado econômico da família que se obtem o Capital Cultural que acredita estar diretamente relacionado ao sucesso escolar dos filhos na escola.
Para Lahire não se pode entender a trajetória de um aluno somente relacionando às condições sociais, econômicas e culturais, é importante observar outros pontos tais como: a influência dos pais na vida dos filhos. Para o autor o sofrimento das experiências escolares dos pais tem relação direta com a trajetória escolar do filho. O autor contraria a ideia de Bourdieu e acredita que " é sem dúvida preferível ter pais sem capital escolar a ter pais que tenham sofrido na escola e que dela conservem angústias, vergonhas, complexos , remorsos, traumas ou bloqueios" ( Lahire, 199, p.345).
O autor utiliza o exemplo de uma de suas entrevistas, Samila. Samila é filha de pais simples, sua mãe é faxineira e seu

Relacionados

  • Dicion Rio De Psican Lise
    592336 palavras | 2370 páginas