Resenha Artigo “Ticiano x Tintoretto: a batalha da arte”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Resenha Artigo “Ticiano x Tintoretto: a batalha da arte”

O artigo compara a história de dois pintores de Veneza. Ticiano era o bem sucedido pintor da nobreza e Tintoretto era um rapaz pobremais com incrível potencial. A história ocorre  em Veneza entre os séculos IX e XII, onde esses dois pintores disputavam um mercado de arte muito restrito. Ticiano já era reconhecido pela nobreza comsuas belas obras e tinha uma turma de “aprendizes” que estudavam em seu ateliê quando conheceu Tintoretto, que foi excluído de sua turma porque percebeu nele um grande potencial artístico, e teve medo deperder seu espaço.
Depois de ser dispensado da oficina de Ticiano, Tintoretto investiu na carreira independente, exibindo suas telas nas ruas, e inclusive copiando estilos de outros pintores. Em vezde posicionar seu trabalho como arte de alto nível, ele oferecia suas habilidades de pintar como uma forma de artesanato e atendia a demanda dos clientes. Ele fazia suas peças de acordo com acapacidade de compra do cliente.
Tintoretto teve uma excelente visão do mercado e como poderia penetrar no mesmo. O artigo fala da “A arte da estratégia”, e é justamente isso que vemos no jovem pintorrejeitado pelo rival. O mais interessante é que ações estratégicas sempre existiram, talvez apenas não fossem vistas como tal, devido à época que aconteciam. No próprio texto há a seguinte frase: “Ainovação estratégica não é um conceito novo, mas tem raízes históricas profundas.” É visível que ambos analisaram a situação, se posicionaram e seguiram estratégias em busca de seus objetivos. É possívelvisualizar perfeitamente todo esquema tático organizado por Tintoretto para aparecer no mercado. E como ele foi paciente e calculista para esperar o momento certo para tomar cada decisão. Muitas vezes,ele entregava pinturas mesmo que os clientes não as tivessem encomendado, a fim de criar demanda ou oferecia seus quadros a um preço bem abaixo do cobrado por Ticiano, mantendo os preços de suas...
tracking img