Resenha – arte no ensino fundamental.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Após muitos debates e manifestações de educadores, a atual legislação educacional brasileira reconhece a importância da arte na formação e desenvolvimento de crianças e jovens, incluindo-a comocomponente curricular obrigatório da educação básica.
A área da arte que se delineou no texto visa destacar os aspectos essenciais da criação e percepção estética dos alunos e o modo de tratar aapropriação de conteúdos imprescindíveis para a cultura do cidadão contemporâneo.
Segundo o autor o aluno desenvolve sua cultura de arte fazendo, conhecendo e apreciando produções artísticas, que são açõesque integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar. Sendo assim, o aluno através de suas produções e do conhecimento de outras produçõesculturais poderá interpretar de maneira consciente e critica a realidade a sua volta. Através da arte o aluno percebe e compreende os significados sociais.
Desde o inicio da história da humanidade, a artetem se mostrado como uma práxis presente em todas as manifestações culturais. O autor nos ressalta que a aprendizagem e o ensino da arte sempre existiram e se transformaram, ao longo da história, deacordo com normas e valores estabelecidos, em diferentes ambientes culturais.
A arte da criança como manifestação espontânea e auto expressiva: valorizam a livre expressão e a sensibilização para aexperimentação artística como orientações que visavam ao desenvolvimento do aluno.
Ao apontar a arte como conhecimento o autor nos coloca que manifestação artística tem em comum com outras áreas deconhecimento um caráter de busca de sentido, criação, inovação. Sendo assim, é papel da escola estabelecer os vínculos sobre a arte e os modos de produção e aplicação desses conhecimentos na sociedade.Por isso um ensino e aprendizagem da arte que se processe criadoramente poderá contribuir para conhecer seja também maravilhar-se, divertir-se, brincar co m o desconhecido, arriscar hipóteses...
tracking img