Resenha aristoteles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trata-se de um tratado político em oito capítulos, tendo chegado até nós em estado fragmentado.
O termo política deriva do grego "pólis", ou ainda "estado". Um significado para política na concepçãoAristotélica é aquela possibilidade de civilizar, de abrandar os costumes do Estado através das instituições, da cultura.
Como sabemos (pelo menos eu sei), o Estado é sem sombra de dúvidas a formamais elaborada da sociedade.
Modernamente, como diria minha falecida mãe, "eles cagaram o batatal todo". Mas isto não vem ao caso...
O homem é segundo este pensador um animal político por suanatureza. Ele não pode sozinho ou no seio de uma família ou de uma simples aldeia, assumir-se sozinho enquanto homem. Você por exemplo, mesmo virtualmente está se relacionando comigo, que sou outro homem.Você se realiza socialmente, fazendo suas perguntas neste ambiente, ao passo que poderia ler a obra. E eu satisfaço meu ego aqui, te respondendo algo que eu estudei na faculdade de filosofia a muitotempo.
O componente essencial e primeiro de qualquer forma de estado é a família, a "celula máter" (toque de latim valoriza o trabalho) ou célula mãe da sociedade. Para surpresa de alguns, a concepçãodo chefe da família para Aristóteles , é aquela figura que manda em tudo e em todos. Lembre-se que a escravidão é o motor da sociedade grega.
Numa escala diferente , a família é a imagem do estado.Agora um pouco de control V .


"Para Aristóteles a Política é a ciência mais suprema, a qual as outras ciências estão subordinadas e da qual todas as demais se servem numa cidade. A tarefa daPolítica é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva. Segundo Aristóteles, a pouca experiência da vida torna o estudo da Política supérfluo para osjovens, por regras imprudentes, que só seguem suas paixões. Embora não tenha proposto um modelo de Estado como seu mestre Platão, Aristóteles foi o primeiro grande sistematizador das coisas...
tracking img