Resenha argumentação juridica

Ingo Voese é Professor de Lingüística e de Análise do Discurso há mais de 30 anos. Realizou seu Doutorado na PUCRS e o pós-Doutorado na Unicamp/SP, centrando seus estudos e pesquisas na temática queaborda a relação de linguagem, indivíduo e sociedade. Atualmente exerce suas atividades em cursos de pós-graduação da Unisul/SC. De sua atividade, resultaram vários livros e artigos, dentre os quaisse destacam, na área do Direito.Argumentação Jurídica,teoria,técnica e estratégias,2º edição,revisada e atualizada,vem preencher essa lacuna, e assim, enriquecer os recursos disponíveis à formaçãoqualificada dos operadores do Direito,pois Voese discute linguagem e determinações sociais, a lógica da argumentação jurídica, técnicas argumentativas, estratégias argumentativas e a argumentação e o atoresponsável.

Ao se incluir nos estudos mais recentes sobre a argumentação jurídica,tem a pretensão de oferecer alguns subsídios para o estudo,partindo do entendimento de que há umaespecificidade que se pode abordar,partindo do entendimento de que há uma especificidade que se pode abordar,descrevendo a relação da prática com a linguagem em termos de como ela pode valer-se dedeterminadas características linguísticas e discursivas para,através de técnicas e estratégias, não só produzir argumentos como também minimizar ou maximiza-los na intenção.A argumentação jurídica não sepreocupa estritamente com a verdade,mas com verossimilhança,concordo quando o autor se refere a verossímil na argumentação jurídica,pois sem ela não haveria coesão,coerção e relevância entre os fatosdiscutidos,ela também não exclui a verdade,ela é fundamental,o direito é nada mais do que a verdade,ou seja,uma decisão não pode negar a verdade factual,aquilo que e reconhecido e aceito como um eventoreal,mas da verdade factual nem sempre segue a verossimilhança.
O Direito funda e caracteriza a sua pratica admitindo o contraditório,ou seja,a heterogeneidade de sentidos que precisam,todavia,para...