Resenha - apologia da historia cap 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (471 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ

SÍNTESE DO 1° CAPÍTULO DO LIVRO APOLOGIA DA HISTÓRIA OU OFÍCIO DO HISTORIADOR

CURITIBA 2013

1 - A escolha do historiador

O Escritor implica asdificuldades de se colocar história no meio de tantas ciências exatas, como se ensinar historia através de outras ciências sem perder a essência histórica.

2 - A história e os homens

Nessetexto o autor aborda sobre os equívocos que ocorrem ao se falar de história como ciência, como por exemplo, atribuírem a tudo que ocorreu no passado como história. Marc Bloch nos explica que a história éa ciência dos homens, ou seja, que estuda fatos relacionados com o homem (realizados por ele ou que possuem impacto nele), sendo os demais fatos relegados a outras ciências. O texto também descrevesobre a diferença dos historiadores através do tempo, sendo que antigamente os “historiadores” escreviam diversos fatos desconexos tendo apenas a linha do tempo como fator semelhante e explica que ohistoriador atual deve possuir tanto a precisão quando a sensibilidade para realizar o ofício.

3 – O tempo histórico
Nesse texto o escritor explica a importância do tempo na história não apenas ofato em si, mas em que período isso foi realizado e o impacto que teve em outros fatos e períodos históricos, sendo de responsabilidade do historiador julgar o impacto do tempo sobre a história e que ohistoriador é influenciado pelo tempo em que vive.

4 – O ídolo das origens
O autor descreve o mito das origens, sobre a obsessão criada a respeito do próximo pelo mais distante, sobre suapreocupação a respeito dos equívocos cometidos em relação a isso, condenando o uso dessa palavra para justificarem tudo, sendo que existem diversos outros fatores com a mesma ou até de maior importância. Oautor explica também sobre o comparativo de origens com causas sendo que a principal definição das mesmas é que elas são suficientes para explicar qualquer fato, o que não é verdade. Também é...
tracking img