Resenha - Análise das relações entre a gestão de custos e a gestão do preço de venda: um estudo das práticas adotadas por empresas industriais conserveiras estabelecidas no RS

615 palavras 3 páginas
Artigo: Análise das relações entre a gestão de custos e a gestão do preço de venda: um estudo das práticas adotadas por empresas industriais conserveiras estabelecidas no RS.
Em presas num ambiente econômico devem direcionar esforços para planejamento e controle dos fatores de produção, afim de manterem-se competitivas no mercado.
Um fator importante a ser avaliado na elaboração do preço de produto é a crescente influência do mercado comprador em estabelecer o preço pelo qual está disposto a pagar pela aquisição de bens e serviços e a consequente perda de poder das empresas em estabelecer o preço pelo qual desejam vender.
Devem ter a mesma relevância a gestão de preço de venda e a gestão de custos e serem a analisadas juntamente.
O eficaz processo de gestão de custos depende da eficácia das atividades de planejamento, execução e controle. As empresas buscam constantemente a redução de custos e aumento da produtividade.
Métodos de custeio: além da contabilidade, os métodos de custeio também são utilizados como base para a gestão e tomada de decisão.
Alguns métodos são:
1- Custeio variável – utilizado para conhecer a margem de contribuição dos produtos;
2- Custeio pleno – evidencia gastos totais;
3- ABC – analisa a eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela empresa
4- Custeio por absorção – atende a legislação contábil, tributaria e fiscal e as publicações dirigidas aos usuários externos.
O custo padrão e custo meta são formas de determinar e antecipar informações de custo de produtos para controle e tomada de decisões.
Custos padrão são os custos de recursos das atividades produtivas planejadas para o período estabelecido. É elaborado considerando custos desde o planejamento ate a fabricação do produto (considera matéria prima, mao de obra, materiais secundários e etc).
Custo meta é um processo de planejamento de lucros, preços e custos, que parte do preço de venda para chegar ao custo.
Outro diferencial é que o custo meta é aplicado quando do

Relacionados

  • Resenha Gestao Preco
    610 palavras | 3 páginas