Discussão acerca do texto O Direito À Literatura – Antônio Candido
O texto O Direito À Literatura de Antônio Candido, trás muitos aspectos interessantes. Inicialmente o escritor ao desenvolver otema, faz um levantamento muito realista - “O assunto que me foi confiado nesta série é aparentemente meio desligado dos problemas reais: Direitos humanos e literatura” – este trecho (e isso é mostradoao longo do texto) mostra o quanto à sociedade priorizava, e ainda prioriza os direitos humanos, afinal, frente a tantos problemas como miséria, fome e saúde precária, quem iria pensar em garantir aosindivíduos textos literários?
O escritor consegue mostrar bem a situação do avanço da cidadania dos indivíduos, no sentido em que algumas barbaridades não são vistas com a mesma tranquilidade em queeram vistas antigamente – como, por exemplo, o fato de já haver um empenho para que a pobreza não se mantenha - mas ainda assim critica “é claro ninguém se empenha para que isso de fato aconteça”.Em uma discussão em que o escritor aponta a questão do que é indispensável para nós e para os outros, o escritor faz críticas à compreensão das pessoas para aquilo que é ou não essencial aos humanos“a tendência mais funda é achar que os nossos direitos são mais urgentes que o do próximo” e ainda traz um questionamento “Mas quem será que pensam que o seu semelhante pobre teria o direito a lerDostoievski ou ouvir os quartetos de Beethoven?”. O autor evidencia a diferença de classes frente ao acesso aos clássicos, onde estes rondeiam em sua grande maioria apenas os mais ricos e que não há umacesso amplo destes pelos mais pobres.
Candido consegue ser bem eficiente, na definição de literatura, desde aspectos estruturais a sociais e na sua importância para os seres humanos (como enriquecedorada nossa visão de mundo e um fator indispensável de humanização). Mas não é possível concordar com autor quando aponta que A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães é uma obra de má qualidade... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). Resenha (Antônio Cândido - Direito à Literatura). TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Ant%C3%B4nio-C%C3%A2ndido-Direito-%C3%A0/49698750.html

MLA

"Resenha (Antônio Cândido - Direito à Literatura)" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Ant%C3%B4nio-C%C3%A2ndido-Direito-%C3%A0/49698750.html>.

MLA 7

"Resenha (Antônio Cândido - Direito à Literatura)." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Ant%C3%B4nio-C%C3%A2ndido-Direito-%C3%A0/49698750.html>.

CHICAGO

"Resenha (Antônio Cândido - Direito à Literatura)." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Ant%C3%B4nio-C%C3%A2ndido-Direito-%C3%A0/49698750.html.