Resenha analitica do filme o colecionador de ossos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O colecionador de ossos

O filme “O colecionador de ossos” que é uma adaptação do livro de mesmo nome cujo autor Jeffery Deaver conta a história de um conceituado policial e escritor Lincoln Rhyme interpretado pelo conhecido ator americano Denzel Whashington que sofre um grave acidente quando uma viga cai sobre ele e que o deixa paralítico. Após quatro anos preso a uma cama, onde controlaaparelhos que são necessários para sua sobrevivência onde é vítima de ataques que podem transformá-lo em um vegetal, ele não vê motivos para viver e pensa em suicídio mas como é difícil para ele se matar tenta convencer aos que estão a sua volta a ajudá-lo na eutanásia, o que chama de transição final. A única companhia que ele tem é a TV, um marca-passo, uma enfermeira (a rapper Quenn Latifah)e um gavião que o observa da janela.
Porém, tudo muda quando um “serial killer” começa a perseguir e atacar pessoas inocentes disfarçado de taxista, matando-as e em seguida, retirando parte de seus ossos, transformando as ruas de Nova York num cenário de seus crimes. Para piorar, o assassino deixa pistas, que desafiam a polícia. E é ai que entra a novata Amelia Donaghy interpretada pela tambémfamosa atriz Angelina Jolie uma policial inexperiente prestes a ser transferida, que encontra as tais evidências.O doutor Lincoln, que é um criminologista brilhante e um gênio da investigação médica forense é que se torna a única esperança de solucionar os assassinatos e desvendar o plano sórdido do serial killer.
O policial, relutante, acaba aceitando o caso onde os meios modernos deinvestigação são levados para sua casa para que ambos os policiais possam trabalhar juntos. A cada assassinato as cenas de morte ficam cada vez mais estilizadas e todo mundo passa a ser suspeito.
O criminoso imita os assassinatos acontecidos há mais de 100 anos, e a cada crime deixa pistas que apontam para o próximo delito, o que só pode ser desvendado por uma mente experiente.
Só na última tentativa de maisum assassinato é que o autor se deixa ser revelado; um médico do policial que tenta se vingar por ter sido preso havia seis anos e que tenta sem sucesso matar o mesmo o que não ocorre devido a então pupila desvendar a última pista: matar um policial.
Os meios usados nas elucidações das pistas deixas pelo assassino passam por um manual escrito pelo policial Lincoln Rhyme, deixando claro seuprofissionalismo e sua preocupação com o conhecimento adquirido com a experiência e aplicação cientifica forense na condução de uma investigação criminal.

Numa policia profissional, estas técnicas modernas e sofisticadas são rotina e seus resultados são sempre satisfatórios, visando sempre uma prestação de serviços completa para com a população.
O que chama a atenção dentro deste filme não é só amaneira que é conduzida a investigação policial a cada nova vitima, com suas técnicas e tecnologias na obtenção de provas, e sim a maneira de que cada cena de crime é vislumbrada, cada detalhe é visto e catalogado, sendo sempre analizado de uma maneira sempre técnica e cientifica.
Antes de estabelecer um “modus-operandi”, foi primeiro verificada sua motivação para cada assassinato. Logicamentetrata-se de um filme, e por vários motivos não foi estabelecido este modo do criminoso, mas foi verificado que ele conhecia um pouco de fisiologia humana, e também não era um mero qualquer, sendo conhecedor de história contemporânea. Isto verificado com as maneiras de vitimar suas escolhas.

“O termo Serial Killer começou a ser usado em na década de 1970 por Robert K. Ressler, um agente do FBI.Ressler observou que em alguns casos o assassino tinha algum tipo de contato com a vítima e começou a usar o novo termo. Mas por quê uma pessoa torna-se Serial Killer? Esta é uma pergunta que vários filmes e a própria psiquiatria tentaram responder, sem sucesso. Há vários estudos sobre o tema. Um deles, uma pesquisa feita por psiquiatras norte americanos em 1984 diz que na maioria dos casos, os...
tracking img