Resenha aníbal ponce

Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação

Nome: Jaqueline Tamara da Silva R.A 117320

Professor: André Luiz Paulilo Data: 30/06/2011

Disciplina: História da Educação EP110

Resenha do Livro: PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 1995.

O livro Educação e Luta de Classes, publicado em 1934, escrito por Aníbal Ponce nascidoem 06 de junho de 1898, psicólogo, político e professor, aborda a história da educação desde a sociedade primitiva até a educação contemporânea.

Através do estudo de uma sociedade dividida emclasses, Ponce chega a uma perspectiva, de que a educação é moldada conforme as necessidades da sociedade analisada.

A princípio o autor fala das comunidades primitivas e a luta que asclasses inferiores já enfrentavam.

A educação dessas comunidades era voltada para as necessidades da mesma, o que era produzido dividia-se entre todos, sempre tendo como visão a sobrevivência datribo e dos indivíduos que compunham esta. Diferenciando o homem dos demais animais somente pela capacidade de pensar, criar e manter sua cultura.

Nessas comunidades primitivas não haviaescolas, a educação era transmitida pela observação das crianças para com os adultos, visando sempre às necessidades de sobrevivência da tribo, portanto o que se aprendia era a pesca, caça, agricultura,etc.

A transição da comunidade primitiva para a sociedade dividida em classes nos faz pensar que a luta entre essas classes acontece logo em seguida, o que não é verdade. A luta conscienteocorre em um momento da evolução, antecedente a ele acontecia às contradições dos interesses que se manifestavam sem ser efusivas.

A Grécia Antiga foi um exemplo de consciência sobre a existênciada luta de classes, através do “ócio” exercido somente pelas classes dominantes, que utilizava a educação para fins próprios e transmitia para os demais, classes oprimidas, somente o que lhes era...