Resenha - Alonso de Sandoval – Um tratado sobre La esclavitud – Capítulo XII

664 palavras 3 páginas
Kleber Costa Timoteo
Texto: Alonso de Sandoval – Um tratado sobre La esclavitud – Capítulo XII
Estruturação: Como critério de estruturação foi utilizado a própria temática do autor, que consiste em organizar basicamente um tema por parágrafo. Desta maneira a divisão do texto fica:
1. Qualidades
2. Vestimenta
3. Corpo
4. Nobreza
5. Gastronomia
6. Guerra e antropofagia
7. Relacionamento matrimonial
8. Funeral

Articulação: Neste capítulo o texto não apresenta uma conectividade direta entre seus parágrafos, portanto não é necessariamente preciso ler o começo do capítulo para entender o seu final. Mesmo não sendo um texto cíclico onde apresente começo, meio e fim, em que o fim ligeiramente retoma e reforçam os argumentos iniciais, o autor não deixa pontos soltos dentro de cada assunto, pois consegue realizar uma boa síntese e demonstrar um pouco do tema abordado.
É interessante notar que realizando a abordagem de diversos temas dentro de um mesmo capítulo, Alonso de Sandoval consegue apresentar uma boa análise dos Etiopes Guineos que acaba fazendo com que os parágrafos, que aparentemente não tinham uma conexão direta, se conectem formando uma visão geral da sociedade.

Questão: Como o autor realiza a análise dos temas sugeridos?

R.: Como é comum dos autores da época Sandoval faz comparativos com os próprios espanhóis, mas é de se notar que ele não faz tanto julgamento do povo etíope, como é de costume em outros escritores da época. Ele procura dar um relato mais puro, sem muita interferência de pré-julgamentos, o que em minha opinião foi muito bem feito.

Kleber Costa Timoteo
Texto: Felipe Guaman Poma de Ayala – Nueva Corónica y Buen Gobierno – Tomo I
Estruturação: O critério utilizado foi o dos temas das imagens, separei as imagens em três grupos que identifiquei nesta parte do Tomo I. As partes são:
1. Início do mundo
2. Costumes indígenas
3. Chegada dos espanhóis

Articulação: Pela proposta do autor de contar, cronologicamente, uma nova

Relacionados