Resenha:alianças para a liberdade, sergio verani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto: “Alianças para a Liberdade”
de Sergio de Souza Verani

O texto de Verani começa questionando sobre o possível encontro da Psicologia e Direito, sobre o que seria a PsicologiaJurídica e qual seria sua utilidade e, se essa aliança entre Psicologia e Direito estaria funcionando.
Verani em seguida diz que nas áreas onde esse encontro é principalmente efetivado tem sido deforma desastrosa, reforçando cada vez mais a natureza e o conteúdo repressor que estão inseridos no Direito. Para Verani, o Direito não resolve os conflitos existentes na verdade, ele os encobredeixando-os latentes.
Quando se fala no encontro, nessa aliança entre Direito e Psicologia sua preocupação é determinar para o que irá servir, qual seria seu uso para proteger a integridade humana. Doseu ponto de vista, essa aliança só será possível quando o sentido for ajudar a pessoa a se libertar enquanto ser humano.
O encontro entre Direito e Psicologia tem que visar garantir os direitosfundamentais previstos na Constituição conforme mencionados no texto, pois se não for desta maneira o trabalho vai novamente se transformar em uma ação de mera repressão e burocratização.Ainda, segundo Verani, nossa sociedade é radicalmente dividida em classes, e dessa forma não se pode aplicar a lei igualmente para todas as pessoas, quando elas não recebem os direitos que a Constituiçãodetermina, tendo em mente essa diferenciação social, visualizando dessa forma sempre que se desenvolve o trabalho.
Utilizando-se da entrevista de um menino que fugiu da FEBEM do Tatuapé, parailustrar seus argumentos e questionar sobre a educação e reeducação especificamente para os menores infratores, que não surte os efeitos desejados. Em outra entrevista onde promotores dizem o que épreciso para melhorar a cadeia, humanizá-la, mas todavia para Verani seria algo impossível.
Finalizando o autor diz que o sentido do encontro entre Direito e Psicologia seria uma aliança em...
tracking img