RESENHA ALESSANDRA

511 palavras 3 páginas
Libâneo, J.C. , Oliveira, J.F, Ioschi, M.S. educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: cortez, 2003.

Organização e Gestão, objetivos do ensino e trabalho dos professores.

Na escola, organizar e gerir, se fundamenta em duas características: Racionalização: uso adequado de recursos;
Coordenação e acompanhamento: integração de atividades para alcançar objetivos comuns.
Portanto gerir é efetivar o planejamento, organização direção e avaliação.
Podemos ver a gestão educacional na perspectiva neoliberal: liberando boa parte da responsabilidade do Estado, e na visão Sociocrítica: valorizando as ações concretas dos profissionais na escola. Todos tem sua participação dentro deste ambiente formativo, e são agentes de transformação.
A escola é o espaço de realização tanto dos objetivos do sistema quanto dos objetivos de aprendizagem. É preciso que os profissionais compreendam as relações, tendo uma visão do conjunto formado por: espaço escolar, sistema de ensino e sistema social mais amplo.
O autor do texto nos coloca que os professores necessitam entender as relações de poder implícitas nas decisões administrativas e pedagógicas do sistema. As leis nem sempre expressam os interesses da comunidade escolar. O professor é comunicado das decisões, mas nunca agente participativo no processo decisório.
A autonomia das escolas em face das várias instâncias sociais será sempre relativa.
O professor precisa conhecer bem a estrutura e organização do ensino para que não sejam tutelados pelas decisões externas. Que sua postura diante o aceite ou a recusa seja consciente munido de bons argumentos e domínio no diálogo com as instâncias superiores.
O ensino tem como meta a aprendizagem do aluno, a organização e a gestão devem focar nesta finalidade. A qualidade dos processos devem ter o objetivo centrado em um bom rendimento escolar de seus alunos. Segundo o autor quando a escola é organizada e gerida de forma satisfatória cria condições que facilita e bem o

Relacionados