Resenha- Aime Cesarie.Discurdo sobre o colonialismo.

930 palavras 4 páginas
UNIR – Universidade de Rondônia
Mestrado em Letras
Disciplina: Cultura e Amazônia
Prof. Miguel Nenevé
Aluna: Regiani Leal Dalla Martha Couto RESENHA

CÉSARIE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Trad. Anísio Garcez Homem. Letras Contemporâneas, 2010

Utilizando sua maestria o autor chama o leitor à atenção, por meio de uma linguagem direta e simples, com o objetivo de desmistificar alguns conceitos que envolvem o processo de colonização. Segundo Ribeiro, a leitura de Césaire quer nos mostrar que é um truque ideológico desumanizar os povos a quem o imperialismo que saquear as riquezas, tornando-os bestas-feras para melhor justificar a violência e o genocídio.
A obra está estruturada em seis tópicos, além da apresentação que foi feita por Claudio Antonio Ribeiro. Com o foco narrativo em 1ª pessoa, Césarie destaca a necessidade de uma consciência ideológica nessa relação colonizador e colonizado. Em 85 páginas Césaire abre as cortinas para o leitor com uma linguagem crua, direta, envolvente e por vezes irônica, prendendo sua atenção para atentar-se ao mundo de barbaridades a que estão envoltos.
No tópico 1, o autor evidencia que uma civilização incapaz de resolver seus próprios problemas é uma civilização decadente. Em seguida, diferencia colonização e civilização. Apresenta que é preciso reconhecer que a colonização não é evangelização, nem empreitada filantrópica, nem a expansão de Deus, nem a extensão do Direito.
No tópico 2, apresenta exemplos de colonizadores que se mostram violentos, levados pela cobiça e pelo ódio com atitudes puramente selvagens. O autor destaca a ideia de que ninguém coloniza inocentemente, que tampouco ninguém coloniza impunemente. Além disso, abordou-se sobre a existência de um Hitler em cada cristão burguês do século XX, comentando sobre as humilhações contra o homem branco e os procedimentos colonialistas aplicados na Europa.
Para Césaire, a Europa colonizadora é desleal quando legitima a ação colonizadora

Relacionados