RESENHA AGROT XICOS

977 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ
FLAVIO MENEZES AGUIAR flavioaguiar14@gmail.com RESENHA DO ARTIGO: A QUÍMICA DOS AGROTÓXICOS

MACAPÁ
2014

A Química dos agrotóxicos. Artigo de Mara Braibante e Janessa Jappe.
Resenha
O texto aborda o assunto dos agrotóxicos, mostrando a história dos mesmos, os benefícios que os agrotóxicos trazem para o desenvolvimento da agricultura, porém mostra também consequências do seu uso indevido e para evitar essas calamidades é usada a conscientização dos estudantes que vivem nesse cotidiano.
O artigo agrega: Uma introdução sobre o conceito sobre agrotóxicos e como começou a ser desenvolvido; A história dos agrotóxicos: dos rituais religiosos aos organofosforados; Agrotóxicos e ensina na escola; Agrotóxicos, saúde e meio ambiente; Considerações finais sobre agrotóxicos.
Os agrotóxicos são utilizados no controle de pragas e doenças de plantas, o desenvolvimento dessas substâncias ocorreu por causa da procura do homem em aumentar a produção e duração dos alimentos. Os campos cultivados de alimentos tornaram-se fontes de alimentos para insetos, roedores, fungos e bactérias, e essas espécies foram consideradas como pragas. O homem buscou maneiras de combater tais pragas: desde rituais religiosos até a produção de agrotóxicos. Os agrotóxicos são substâncias ou mistura de substâncias utilizadas para prevenir, destruir ou controlar qualquer praga, como vetores de doenças humanas e animais, causadores de danos todo tipo de trabalho realizado na produção de alimentos, produtos agrícolas e derivados.
Antigamente, as pragas eram consideradas como castigos de deuses em razão do comportamento humano, com isso o homem realizava rituais religiosos ou magias para combater as pragas. Mas com o passar do tempo, por meios de experimentos, foram identificados vários compostos químicos que combatiam as pragas. Em 400 a.C, o pireto, era utilizado para controlar piolhos e no século XIX, os chineses utilizavam compostos de arsênio para

Relacionados