Resenha Adolesc ncia e Juventude

1798 palavras 8 páginas
RESENHA DO TEXTO:
ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE: ENTRE CONCEITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE

O texto nos relata a trágica situação da população jovem e a importância de investimentos sociais, ações públicas para essa faixa etária. A Organização das Nações Unidas nos evidencia que 50% da população mundial possui até 25 anos e grande parte são pobres, analfabetos, desempregados, e tendo até os que vivem com o HIV.
As autoras citam termos empregados para distinguir esse momento da vida: mocidade, adolescência, juventude, flor da idade, puberdade... No Brasil normalmente usamos dois termos, a adolescência e juventude. O conceito de adolescência está mais ligado às teorias psicológicas e juventude nas teorias sociológicas.
A adolescência para a Organização Mundial de Saúde formaria um processo biológico, desenvolvendo o cognitivo e a personalidade. A juventude seria a categoria sociológica, estabelecendo a preparação dos indivíduos para ingressar no mundo adulto, tanto familiar quanto profissional.
As fases da vida conectadas a juventude e adolescência nada mais são do que um período de mudança entre a infância e a vida adulta, entre a dependência e o amadurecimento.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) institui a adolescência entre 12 e 18 anos, e a palavra juventude não é mencionada.
Nos países ibero-americanos, constatamos uma ampla alteração na demarcação das faixas etárias do âmbito juvenil, compreendendo desde os 12 anos até 35 anos.
No cume da ciência positivista, a adolescência tornou elemento de averiguação das ciências médicas e psicopedagógicas, trazendo atualmente as investigações científicas da passagem do século XIX para o século XX, mais precisamente no seu padrão de separação entre juventude e a vida adulta. Assim, como a própria psicopedagogia afirma a adolescência deve ser pensada ao conceito de maturidade, é a etapa marcada pela independência afetiva e financeira, sendo capaz de edificar a sua própria família.
A adolescência

Relacionados