Resenha Admir Vel Mundo Novo

556 palavras 3 páginas
"Admirável Mundo Novo" é um filme de 1980 baseado no livro escrito por Aldous Huxley em 1931. É uma fábula futurista relatando uma sociedade completamente organizada, sob um sistema científico de castas. Não haveria vontade livre, abolida pelo condicionamento; a servidão seria aceitável devido a doses regulares de felicidade química e ortodoxias e as ideologias seriam ministradas em cursos durante o sono. Com uma estrutura social estabelecida em todo o planeta e dividida, politicamente, em dez regiões. Quaisquer problemas existentes são solucionados com o uso de “soma”, drogas alucinógenas distribuídas pelo governo e sem efeitos colaterais, garantindo a vida calma, sem estresses e disciplinadas dos indivíduos.
ENREDO
A narrativa de Huxley aborda uma previsão sobre o futuro a partir dos avanços tecnológicos. O nascimento de um “novo mundo” onde os seres humanos são padronizados e agem de acordo com as vontades do governo. A liberdade sexual o consumo de drogas e a falta de costumes morais, familiares e religiosos surgem como válvula de escape aos indivíduos para que a ordem não seja perturbada.
Nesse contexto, o personagem Bernard Marx sente-se insatisfeito com o mundo onde vive, em parte porque é fisicamente diferente dos integrantes da sua casta. Num reduto onde vivem pessoas dentro dos moldes do passado uma espécie de "RESERVA histórica" - semelhante às atuais reservas indígenas - onde preservam-se os costumes "selvagens" do passado (que corresponde à época em que o livro foi escrito), Bernard encontra uma mulher oriunda da civilização, Linda, e o filho dela, John. Bernard vê uma possibilidade de conquista de respeito social pela apresentação de John como um exemplar dos selvagens à sociedade civilizada.
Para a sociedade civilizada, ter um filho era um ato obsceno e impensável, ter uma crença religiosa era um ato de ignorância e de desrespeito à sociedade. Linda, quando chegada à civilização foi rejeitada pela sociedade. Os conflitos decorrentes, que ocorreriam

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas