Resenha administração cientifica

Resenha critica administração científica
Curso: Engenharia de Produção

Palavras-chave: Taylor, produção em massa, administração cientifica.

No século XVIII, ocorreu a revolução industrial, quefoi produto de dois eventos: o surgimento das fábricas e a invenção das máquinas a vapor, revolucionando a produção e aplicação dos conhecimentos administrativos e criando uma nova personagem social,a empresa industrial.
Neste período surgiram inúmeras tendências administrativas, sendo a Inglaterra o primeiro país a realizar esta transição. O sistema de fabricação utilizado era o sistema defabricação para fora (putting-out system), onde os capitalistas entregavam matérias primas e maquinas de produção de têxtis para as famílias, que recebiam pagamento por peças. Este sistema tinha grandesdesvantagens para o comerciante, visto que, o artesão é o detentor da tecnologia e o proprietário não pode interferir no processo produtivo; ele podia produzir de acordo com suas necessidades dedinheiro e em situações de aperto financeiro, não hesitavam em reter e vender a matéria prima que não lhes pertencia.
Alguns comerciantes começaram então a reunir trabalhadores em galpões, assim podendoexercer maior controle sobre seu desempenho e consequentemente aumentando a produtividade, porém este método também aumentou a complexidade dos problemas, tantos nas empresas como na sociedade. Ostrabalhadores ficavam totalmente à disposição do industrial e capitalista, não podiam reclamar dos salários, horários de trabalho, barulho e sujeira nas fábricas e em suas casas. As crianças eramobrigadas a trabalhar 14 horas por dia. O artesão transformou-se no operário especializado na operação de máquinas, fato que desumanizou o trabalho. Os trabalhadores tornaram-se dependentes do empregooferecido pelas fábricas, encorajando a exploração, algumas máquinas eram seres humanos.
As práticas administrativas, no inicio da revolução industrial, eram rudimentares. A qualidade dos produtos era...