Resenha adam smith

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha:

Adam Smith foi sem dúvidas um dos grandes pensadores existentes no ramo da economia, apesar de todas as suas contradições e ambiguidades além de modelos não muito bem explicados, serviu como base para muitos dos grandes pensadores que vieram a seguir. Muito disso se deve ao fato de que Adam Smith viveu a fase embrionária do capitalismo industrial, ou seja, sua vista era muito próximada sociedade, enquanto outros pensadores tiveram uma oportunidade melhor de analise. O próprio “Riqueza das nações” fora escrito em 1776, e sem duvida foi um marco não somente econômico como histórico e social.
Uma das ideias mais interessantes da obra de Smith (e de maior potencial contradição) é o conceito da “Mão invisível”, um conjunto de leis naturais que dirige a sociedade no sentido depromover o bem social, sem necessariamente a vontade individual de cada um. Smith acreditava muito em forças naturais que dirigiam a conduta do homem. Por exemplo, chega a afirmar que a natureza criou uma ilusão para o homem, de que a felicidade pessoal era fruto, principalmente, da riqueza material e que isso era positivo, na medida em que manteria o funcionamento e o progresso da sociedade,sempre. Para ele, haveria quatro estágios de progresso de uma sociedade:
-O estágio da caça, no qual não existem soberanos ou comunidade em que a pobreza e a precariedade envolveriam uma igualdade e não existem formas institucionalizadas de poder ou privilégios.
-O estágio do pastoreio, permitindo agora maiores agrupamentos sociais, formas de poder e forma de riqueza acumulada (gado).
-O estágio daagricultura (Feudalismo), a propriedade da terra passa a ser a relação de propriedade mais significativa na diferenciação de classes, e fonte de poder social e político. Concentração de poder na mão de uma nobreza feudal e uma gritante relação entre governantes e governados.
Segundo Smith, para passar para o ultimo estágio, o estágio comercial da sociedade, é necessário uma maior liberdade edireitos para o povo, além de um objetivo de acumulação de riqueza e um desejo de bens por parte dos nobres. Tudo isso seria naturalmente alcançado pela ação da “mão invisível”, embora os nobres não quisessem perder poder e não tivessem a noção de maiores necessidades isto aconteceria naturalmente, sem a vontade própria dos mesmos e segundo Smith o quarto estágio teria sido desencadeado pelo surgimentodas cidades europeias.
A partir do quarto estágio, a vontade dos senhores de consumir mais produtos aumenta progressivamente a eficiência da produção, em um processo natural em que a ganância pessoal aumentaria o bem estar da sociedade como um todo. Nesse quarto estágio a sociedade estaria dividida em três ordens: Os que vivem de aluguéis (Proprietários de terra), os que vivem de salário(trabalhadores) e os que vivem de lucro (Capitalistas). Em uma sociedade onde a concentração de meios de produção estava nas mãos dos capitalistas, ela impediria o trabalhador de produzir, a não ser que essa classe recebesse uma parte do que ele produzisse. E assim se formariam os salários, na luta entre trabalhadores e capitalistas, assim como se forma um dos maiores debates sociais e econômicos,tratado por diversos pensadores. Para Smith era clara a vantagem dos capitalistas nessa luta, tendo maior poder, possibilidades de organização, apoio do estado quando necessário entre outras coisas.
Embora a teoria do valor de Smith seja um tanto quanto inconsistente, foi um ponto de partida para posteriores teorias, como as de Ricardo e Marx. O ponto de partida dessa teoria é o reconhecimento de que,em todas as sociedades, o processo de produção pode ser reduzido a uma série de esforços humanos. Assim, ele afirmava que para qualquer mercadoria ter valor ela deveria ser fruto de trabalho humano.
Quando os capitalistas assumem o controle dos meios de produção, e os proprietários monopolizaram as terras Smith diz que o valor de troca passou a ser determinado por três coisas: Salário, Lucro e...
tracking img