Resenha aconselhamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
STB-ASSIBAN-MG
Seminário Teológico Batista da ASSIBAN-MG













CURSO DE BACHAREL EM TEOLOGIA














JANAÚBA-MG 2009
1ANO













TRABALHO DE
ACONSELHAMENTO CRISTÃO











RESENHA
Livro – Perder para Ganhar

AVALIAÇÃO
Livro – Enterre os mortos cuide dos vivos feche os portos


PROFESSOR: Pr. Eziquiel da Conceição Bispo








ALUNO: Fransuarlem Romeu Barbosa1 ANO



RESENHA
Fransurlem R. B.


PEDER PARA GANHAR. Ana Maria de Brito Almeida
Barra da Tijuca – RJ: Editora Koinonia Ltda. 2003.
ISBN: 85-85810-05-X




Perder para Ganhar e mais uma ferramenta indispensável na ária de aconselhamento Cristão, o livro aborda assuntos de suma importância que visa o ajustamento da personalidade de pessoas emocionalmente desajustadas que vivem emconflitos e sofrimentos constantes.
A autora Ana Maria de Brito Almeida escreve o livro de forma dinâmica e pratica concernente aos ensinamentos Bíblicos, e usa alguns princípios psicológicos e psiquiátricos que quando aplicado aos princípios cristãos e éticos resulta no ajustamento do individuo de forma eficaz. O livro também trás uma didática que tanto ajudará o conselheiro (a identificar algunsdistúrbios do ser interior dos aconselhados) como o aconselhado (usando como livro texto para as seções de consultas ao conselheiro ou clinicas Pastorais). Pois o livro em si (a simples leitura) já nos leva a um ajustamento pessoal e interpessoal. Na introdução do livro a autora deixa bem claro que este “não é um manual de crescimento. É antes de tudo. Um desafio. O desafio de ter a coragem deabandonar o velho para ganhar o novo. É o desfio de abrir mão do passado para viver plenamente o presente. Deus está sempre nos desafiando ao crescimento. E como precisamos entender sobre os diferentes caminhos que podem nos levar a cumprir esse propósito em nossas vidas!”.
Todos os anos se publicam dezenas de livros, almanaques e manuais que “ensinam” como crescer e se desenvolver pessoalmente, apesar de muito bem escritos e bem intencionados, ignoram o fato de que somos um individuo (no sentido único de ser). Eles procuram impor um sistema de comportamento que supõem ser o adequado tanto para uma pessoa como para um milhão, somos deferentes uns dos outros, temos personalidades deferentes, vivemos em ambientes deferentes e principalmente temos problemas e somos criadores de opiniõesdeferentes, existe apenas um você no mundo inteiro.
Um sistema pré-elaborado só levara o individuo a ter uma aparência exterior, onde as outras pessoas o enxergaram como tal estar, mas o individuo logo percebera que seu eu interior esta vazio, e seus defeitos psicológicos e seus conflitos emocionais ainda estão lá, pressionado e provocando as mesmas dificuldades de sempre. Isso leva o individuo anão gostar dele mesmo, da ir surgem uma serie de fatores que impedi que a pessoa sinta-se feliz.
O interessante é que a autora não cria um sistema de regras a ser seguido ou direcionado ao individuo, Essa é uma diferença essencial trazida pelo livro, ele permite que o leitor se identifique com o seu conteúdo bíblico (isso significa que a autora reconhece a inspiração e infalibilidade da Bíblia) eautomaticamente se auto-avalie, se corrigi, entenda e supere seus conflitos. Isso faz o leitor desenvolve auto-conhecimento, auto-estima, auto-controle e a coragem de enfrentar aqueles fantasmas do passado que se reflete inconscientemente no presente levando a pessoa a crises e colapsos interior.
O livro tem oito capítulos, cada um deles é apresentado da seguinte forma:

Capitulo1. VisãoDistorcida – esse trata de alguns problemas interpessoal do individuo. Um desses problemas é como o individuo ver a vida em sua volta de forma obscura – “se você tiver um entendimento errado da vida, de Deus e das pessoas, você vai estar em trevas,... Vai viver uma vida limitada por essa visão e com certeza terá sérios problemas de relacionamentos.”

Capitulo 2. Como se Forma a Visão – este...
tracking img