Resenha acidentes com motoristas embriagados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DOLOSO OU CULPOSO
Atualmente acidentes envolvendo bebida e direção tem causado grande polêmica na sociedade, principalmente os que têm a morte como resultado.
Escolhemos esse tema porque meinteressei pelos argumentos usados para verificar se esse fato seria um crime doloso ou culposo.
De acordo com a idéia do autor, a explosiva mistura de álcool e direção tem aumentado a quantidade de vitimasfatal. Para o operador de direito, a situação acima retratada traz uma grande duvida: “Uma pessoa que dirige alcoolizado e acaba pondo fim na vida de outrem, deve ser julgado por homicídio doloso ouculposo?”
De acordo com o autor, no primeiro caso, define-se dolo eventual quando o agente prevê o resultado, mas ainda assim continua a agir.
No segundo caso diz-se culposo quando o agente deucausa ao resultado por negligencia ou imprudência,ou seja, o agente poderá redundar na ocorrência do resultado, mas imagina profanamente que este não ocorrerá.
Observando os dois conceitos percebe-se quedificilmente ocorrerá na prática a primeira hipótese, ninguém normal pensa: “Estou embriagado, posso vir a atropelar e matar alguém e assumo a conseqüência desse ato se ele vir a acontecer.”
Naforma de pensar do autor na maior parte dos casos o que acontece na prática é a segunda situação.
Acreditamos que o agente embriagado toma a decisão de pegar um veiculo e acaba por matar um inocente,deve ser acusado de crime doloso, pois estava consciente dos riscos e mesmo assim não deu a devida importância as conseqüências de seus atos, sendo altamente irresponsável e imprudente em sua atitude.Ademais, cumpre aos delegados, promotores e juízes verificar caso a caso a ocorrência do crime capitulando no artigo 121, do código penal ou do artigo 302, do código de transito brasileiro, de acordocom as provas apresentadas evitando enquadramentos matemáticos em colisões e atropelamentos que envolvem motoristas embriagados, alta velocidade e mortes.





GLOSSÁRIO
DIUTURNAMENTE: ALGO...
tracking img