Resenha Acemoglu e BdM

770 palavras 4 páginas
A leitura das obras The Logic of Political Survival de Bruce Bueno de Mesquita et al(BDM et al) e Por que as nações fracassam de Acemoglu e Robinson(A&R) permite que se estabeleça relações entre elas, na medida que ambas analisam os variados fenômenos sociais e o campo da política em geral a partir do foco nas instituições políticas.
Ao longo de The Logic of Political Survival, BDM et al consideram a sobrevivência política como a grande essência das articulações políticas e, a partir dessa ótica, analisam os diversos fenômenos sociais relacionando-os com o mosaico de tais instituições.
Para realizarem tal análise, esses autores usufruíram de alguns instrumentos metodológicos. Partiram do pressuposto de que todas as decisões de líderes politicos estão embasadas no desejo de se manterem no poder e utilizaram elementos de unidade política, sendo esses : o Líder(L), o governante de um território, o Rival(C), aquele que representa uma ameaça à estabilidade do poder do L, Residentes (R), aqueles que habitam o território, o Selectorate (S), grupo de indivíduos que possuem características comuns necessárias para influenciarem a consolidação do poder de determinado líder e Coalizão Vencedora(W), a parcela do S que possui instrumentos politicos suficientes para sustentar o poder de tal líder, o qual concebe benefícios para manter esse apoio. Consequentemente, elementos do S podem vir a constituir a W.
A & R analisam a diferença do desenvolvimento econômico dos diversos países e correlacionam o êxito ou o fracasso das instituições econômicas com o das instituições políticas e tentam assim compreender os fundamentos da desigualdade mundial. Focam, metodologicamente, nas intituições políticas e econômicas, as quais caracterizou como inclusivas, aquelas que promovem uma distribuição mais igualitária de riqueza, representatividade e pluralidade política, ou como extrativistas, aquelas que concentram riqueza e poder político para um seleto grupo ou elite. Tais autores

Relacionados