Resenha-A_Forma_Segua_a_Função

874 palavras 4 páginas
RESENHA: A FORMA SEGUE A FUNÇÃO

Aluno: Alex dos Santos Marcelino
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Professor: Tibério Mitidieri

Essa é uma expressão usada para dizer que um projeto de uma edificação tinha sua forma definida pela função que seria desenvolvida dentro do edifício, e que incentivou o espírito prático dos arquitetos do Movimento Moderno.
O Funcionalismo, em arquitetura, é o princípio pelo qual o arquiteto que projeta um edifício deveria fazê-lo baseado na função ou finalidade que terá esse edifício, porém esta função pode ser utilitária ou simbólica, referencial ou estética.
A teoria funcionalista está associada ao princípio estético da economia, porém assim como na poesia, não se deve observar apenas a sua “função prosaica”, mas também deve seguira função poética, ou seja, não economizar em itens que deixarão a obra mais bela.
A economia em Arquitetura está em obter o máximo de expressão de conteúdo com o mínimo de elementos formais. Pertence muito mais ao Clássico do que ao romântico e se caracteriza pelo equilíbrio dos valores dados à função, à estrutura e à forma.
A economia da Arquitetura está próxima, muito provavelmente, da forma que segue a função.
A discussão do funcionalismo é a relação entre forma e função.
Acentuando-se a prevalência da função, chega-se à conclusão de que a forma não segue apenas a função, mas reflete muitas causa,adquire vida própria e passa a ser a causa de outros efeitos. A relação forma/função alterna-se com a relação forma/conteúdo.
Acentuar a prevalência da forma poderá corresponder à posição comumente chamada de formalista.
Em Arquitetura, não é a função que tem uma forma, ao contrário, a forma representa uma função, pois é a forma que é construída, é ela que vence o tempo, atravessa os séculos e vem até nós.
A “forma segue a função” provocou sua contrapartida: “a função segue a forma”, e uma série de outras versões que traduzem a forma de pensar de seus autores.
A procura da forma pela forma,

Relacionados