RESENHA 3 ALIK SILVANA

446 palavras 2 páginas
FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA
SILVANA DE SOUZA CASTRO

RESENHA:
INTRODUÇÃO A HISTÓRIA E SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL

BELÉM-PA
2015
FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. 41ª edição, Rio de Janeiro, Record, 2000.
No capitulo inicial de seu livro “Casa Grande e Senzala”, Freyre necessariamente faz uma extensa narração sobre os portugueses e vinda destes para o Brasil durante o contexto colonial. Gilberto Freyre, ovaciona os portugueses descritos como desbravadores, dispostos a desbravar e colonizar o Brasil, já que estavam adaptados, pois haviam estado em contato com varias culturas e continentes diferentes, como exemplo, na África. Além de estarem familiarizados a se relacionar com outros povos, ate mesmo por contato sexual, apontado para a miscigenação.
Gilberto Freyre, é claramente um defensor do hibridismo cultural, social e racial. Sua abordagem sobre o processo colonial, é branda e muito positiva, como se ele estivesse tentando suavizar um período agressivo e marcado por violências no processo histórico brasileiro. As principais vitimas da civilização européia, foram os índios e negros, que tiveram suas culturas degradadas em muitos aspectos, no entanto, Freyre descreve a colonização como um período restritamente benéfico e aceitável por todos os sujeitos da época, negando as resistências.
Para Freyre, o hibridismo, a miscigenação, foram uma forma que os portugueses encontraram para efetivar a colonização, já que a quantidade de portugueses era insuficiente para povoar toda a imensa colônia brasileira. Outro aspecto que chama a atenção na obra de Freyre, são as relações de gênero, fundamentalmente a imagem da mulher difundidas por ele. A mulher é descrita sob a velha ótica machista, ou seja, como um ser sem participação ou importância relevante na sociedade.
Mas a questão sexual sobre a mulher na obra de Gilberto, é bastante difundida. Fazendo-nos compreender que para ele as mulheres mulatas, eram sinônimo de sexualidade aflorada,

Relacionados

  • Tonto
    44506 palavras | 179 páginas