resenha 10 (pg. 371 a 404) - Fundamentos em Ecologia, Townsend, Begon & Harper

1242 palavras 5 páginas
Padrões na riqueza em espécies

Capitulo 10 (pg. 371 a 404) - Fundamentos em Ecologia, Townsend, Begon & Harper.

O parâmetro riqueza em espécies pode ser definido como o numero de espécies em uma comunidade, apesar de aparentemente simples obtê-lo não é fácil o ecólogo precisa realizar uma boa amostragem para atingir um valor confiável (um valor constante, em platô). Dependendo do estudo pode ser utilizado sozinho ou combinado ao índice de diversidade que avalia então a uniformidade na distribuição dos indivíduos dessas espécies. A quantidade de recursos disponíveis para a comunidade e a largura dos nichos das espécies que ali vivem são determinantes e influenciam diretamente na riqueza.
Determinar a riqueza é bem difícil, pois são vários fatores que a influenciam podendo ser de forma a aumentá-la ou diminuí-la, esses fatores podem ser subdivididos em dois grupos, os que variam espacialmente e os que variam temporalmente. Dentre do primeiro grupo temos:
-Produtividade e riqueza de recursos: de modo geral o aumento na produtividade aumenta a quantidade de recursos o que possibilidade uma maior riqueza especifica, mas trabalhos têm mostrado que essa correlação é relativa, pois pode variar de vegetais para animais e entre espécies animais diferentes. Trabalhos também têm mostrado o chamado “paradoxo do enriquecimento” que sugere um maior aumento na riqueza em níveis intermediários de produtividade.
-Intensidade da Predação: como possibilita uma diminuição na competição interespecifica, permitindo as presas coexistirem umas com as outras e com seus predadores, dessa forma pode aumentar a riqueza, mas quando se torna demasiada intensa pode conduzir as presas à extinção, logo um nível intermediário é mais efetivo no aumento da riqueza.
-Heterogeneidade espacial: independente se causada por fatores bióticos ou abióticos possibilita um aumento na riqueza, pois prove uma maior quantidade de nichos.
-Adversidades ambientais: é bem controverso ainda há duvidas se

Relacionados