Resenha 'a cultura mundo'

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antropologia Cultural

Resenha do livro ‘A Cultura-Mundo: Resposta a uma sociedade desorientada’


O livro ‘A Cultura-Mundo: resposta a uma sociedade desorientada’ de Gilles Lipovetsky e Jean Serroy abrange e discute de forma objetiva e atual a situação da cultura no mundo moderno, denominada por ele, a “Cultura-Mundo”. O livro abrange alguns aspectos importantes como:

- A era dacultura-mundo
- A desorientação cultural
- A cultura como mundo e como mercado
- Uma cultura hipertecnológica e hiperconsumista
- A nova cultura do individualismo
- Uma cultura de marcas e celebridades
- Um mundo homogeneizado e americanizado
- A cultura-mundo como civilização

Vou abordar cada um desses tópicos separadamente, refletindo e discutindo sobre o conteúdo do livro e então,finalmente, encerrar com a conclusão do autor.
O livro começa dizendo como o fluxo de modernidade revolucionou a cultura e que, através dos produtos, das imagens e da informação em abundância, surgiu uma espécie de “hipercultura universal” que transcende as fronteiras de qualquer tipo, reconfigurando a todo momento o mundo em que vivemos e ditando novos padrões para a civilização que ainda está por vir. Eé exatamente isso que o autor denomina “A Cultura-Mundo”.

- A era da cultura-mundo
Como citei nos parágrafos introdutórios, é a era atual em que a tecnologia e o fácil acesso à informação derrubou as barreiras que dividiam os indivíduos de cada canto do globo. Como cita o livro, o conceito de ‘cidadão do mundo’ foi levado a um outro nível, um nível mais profundo ainda, em um “mundo semfronteiras dos capitais e das multinacionais, do ciberespaço e do consumismo, não se limitando mais à esfera apenas do ideal”.
A era da cultura-mundo significa o fim da ‘heterogeneidade tradicional’ da esfera cultural. Designa a era da ampliação do universo da comunicação, da informação, da midiatização. O desenvolvimento constante de novas tecnologias de comunicação tornou possível uma rapidezextraordinária na troca de informações e uma multiplicação desses canais. Pode-se dizer que essa é uma era de extrema inovação, integração e informação.

- A desorientação cultural
Na mesma medida em que a cultura-mundo facilita a absorção de informação e reorganiza o conceito de espaço-tempo, fica evidente para todos que ela é também a causa da desorganização dos modos de vida dos cidadãos modernos.Como cita o livro, “o mundo hipermoderno está desorientado, inseguro e desestabilizado” em seu cotidiano, de maneira estrutural e crônica.
“Quanto mais os princípios do liberalismo moderno governam o mundo democrático, mais ficamos desamparados diante de seu curso”. Com essa frase, o autor explica com objetividade o ‘momento’ em que ficamos perdidos nessa aglomeração de informações. O serhumano nunca havia presenciado, e muito menos tido acesso a tanta informação e, por isso, embora algumas vezes confiante a inovadora, a humanidade se mostra frágil e confusa diante de tal fenômeno.

- A cultura como mundo e como mercado
A cultura-mundo passa a ser sistema organizador do mundo. Em um panorama amplo, podemos citar um exemplo: Um novo produto eletrônico chega às lojas e começa aganhar grande repercussão na mídia global, que exalta suas incríveis propriedades técnicas e utilidades práticas. Aí podemos ver a presença da cultura como mundo. Em pouco tempo, todos conhecem o produto, suas qualidades e ele se torna objeto de desejo de um número considerável de pessoas, fazendo com que muitas comprem o produto. Aí podemos ver a presença da cultura como mercado. Vemos que a culturaassume diferentes formas em diferentes proporções e se adapta ao panorama atual.

- Uma cultura hipertecnológica e hiperconsumista
Puxando o gancho do parágrafo anterior, o mundo em que se vive atualmente é extremamente tecnológico e dependente dessa tecnologia. A inovação/renovação é constante e isso exige que as pessoas acompanhem essas mudanças em ritmo acelerado e a consumam, fazendo do...
tracking img