Resenh texto jornalistico

942 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEEVALE

Acad. Andressa de Melo
ICSA – Jornalismo

O Texto de Comunicação

A comunicação é o ato de passar a informação, é dar acesso ao conhecimento, transmitir uma mensagem. Sem ela seria praticamente impossível conviver em sociedade, as pessoas têm a necessidade de falar, seja pela linguagem verbal ou não verbal, o que se sente, o que se pensa e até mesmo têm a necessidade de ouvir o que os outros sentem e pensam.

Segundo a linha de raciocínio do autor Ulisses Caporolli a linguagem é uma consequência da ação de pensar, sendo proposital ou não.

Se comunicar-se é preciso, é necessário também sabermos como o fazemos, e o principal meio de transmissão a ser citado nesta resenha é o texto.

Segundo Nilson Lage a palavra texto significa “aquilo que foi tecido”, que de alguma forma têm uma lógica para se entrelaçar, apoiando-se em palavras, regras de gramática e em modelos de comunicação, como os modelos de Lasswell, Shannon e Weaver, Gerbner.

Modelo de Lasswell

Este modelo tenta explicar de forma rápida e prática o ato de comunicar. Lasswell diz que para isto é necessário responder algumas questões;

QUEM?----DIZ O QUÊ?----POR QUE CANAL?----A QUEM?----COM QUE EFEITO? (Emissor) (Mensagem) (Meio) (Receptor) (Efeito)

Modelo Linear de Shannon e Weaver

O modelo tem o objetivo de medir a quantidade de informação contida numa mensagem e a capacidade de informação de um canal, seja essa comunicação sendo efetuada entre máquinas ou humanos, ou humanos e máquinas.

Fonte: é o emissor inicial do processo comunicacional. (Eu escrevo um email, e envio para João)

Transmissor: é o que codifica a mensagem. (O email é transformado em linguagem binária e enviado)

Receptor: é o que descodifica esta mensagem. (Email é recebido e descodificado)

Destino: quem recebe a mensagem. (João recebe o email/mensagem e lê)

Ruído:é o que prejudica a transmissão desta mensagem. (Pode

Relacionados