RESENAH CRÍTICA - A ECONOMIA SOLIDÁRIA NA AMÉRICA LATINA: REALIDADES NACIONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

848 palavras 4 páginas
Resenha Critica
Prefácio e A Política Pública da Economia Solidária no Brasil
LIANZA&HENRIQUES(org) - 2012 - A ECONOMIA SOLIDÁRIA NA AMÉRICA LATINA: REALIDADES
NACIONAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Prefácio
Economia solidária é centrada na valorização do ser humano e não do capital. Pode ser considerado o caminho de afirmação de novos valores nas relações sociais de produção, consumo e distribuição de riqueza. Ela surgiu como uma linha de pensamento alternativo, para tentar reduzir as mazelas da sociedade. Medidas econômicas que se baseiam em princípios igualitários e podem abrandar o desemprego e a pobreza.
A economia solidária busca uma nova visão alternativa do trabalho diferente de como as relações capitalistas apresentam: alienante e assalariada. O trabalho deve ser algo democrático economicamente e deve ter a finalidade de ampliar e libertar a vida humana. As atividades de economia solidária tem promovido a inclusão de pessoas marginalizadas pelo mercado de trabalho e um desenvolvimento econômico e social mais sustentável.
Existem disputas políticas que afetada essa relação com fatores internos e externos.
Um painel das políticas públicas de economia solidária em distintos países latino-americanos pode-se fazer entender melhor o problema e encontrar similaridades e meios para superar problemas. Precisa de união e associação para que a economia solidária seja competitiva frente ao capitalismo. A difusão dos ideais para todos que estiverem interessados em ajudar e acreditar que essa possa ser uma melhor alternativa à sociedade. O cooperativismo popular pode formar um movimento de superação ao capitalista e suas regras que determinam a organização socioeconômica.
Economia solidária em definição de termos é contraditória, pois as regras capitalistas, o sistema vigente, impedem a união completa de acordo com os valores da economia dominante. Os valores da economia dominante excluem qualquer perspectiva de solidariedade nas relações sociais de

Relacionados