Resemo de livro escuta zé ninguem

604 palavras 3 páginas
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ
Faculdade de Ciências Humanas
Curso de Psicologia

Anne Soraya da Silva Dantas

RESUMO DO LIVRO
(ESCUTA ZÉ NINGUEM)

Resumo solicitado pelo Professor, Franklin Barbosa Bezerra para o estágio em Psicologia Jurídica, 11º período de psicologia.

Maceió
01 de Março de 2011

RESUMO

Este livro esclarece as relações estabelecidas durante nossa vida e como um livro mesmo sendo de décadas atrás ainda é atual. Fala de como o ser humano não se atem ao grande poder que tem nas mãos, de como poderíamos ser mais do que normalmente nos impomos a ser, por medo, covardia e excitação com o novo.
Toda vez que buscamos ser grande, o Zé Ninguém que mora em nós adverte-nos da nossa estupidez, dos nossos medos, das nossas inseguranças, das nossas incertezas e mediocridade. Retornamos aos nossos bloqueios e nos apegamos ao que não deu certo, para sermos novamente o Zé Ninguém que já nos acostumamos a ser. Assim vivemos com esta dor, porque já é nossa velha conhecida, já nos acostumamos a ela, não conseguimos mais nos identificarmos sem ela. Com a dor é possível viver, sem ela temos que viver o desconhecido e daí vem o pensamento, que podemos ter uma dor maior, uma tristeza, maior, uma perda maior. Não arriscamos, porque já sabemos que podemos ser o eterno Zé ninguém, sorrindo não todos os sorrisos que podemos ter, mas somente aqueles que nos permitem ter.
É um difícil relato de como nós (Zé ninguéns) existentes por ai, colocamos a responsabilidade de nossa vida nas mãos dos outros, como admiramos e seguimos pessoas sem ao menos nos preocupar com o que isso muitas vezes interfere em nossas vidas. Não sabemos na verdade o real poder que temos, se formos esclarecidos e lutarmos, nos mesmos por nossos direitos e felicidade, pois cabe a nós o nosso próprio destino.
O autor coloca a dificuldade que Zé Ninguém tem em ver e admitir que a sua vida lhe pertença, da responsabilidade que é ter seu destino e felicidade por

Relacionados