Rescursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Curso de Administração

RECRUTAMENDO E SELEÇÃO DE PESSOAS

Francine Mesquita
Jocelino Junior
Leonardo Marcondes
Thays Parente

UNIDADE CARIOCA
2011

Francine Mesquita
Jocelino Junior
Leonardo Marcondes
Thays Parente

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOASTrabalho apresentado à disciplina Seminário de Gestão, como requisito da primeira avaliação bimestral.
Orientador: Professor: José Antônio Alves dos Santos

UNIDADE CARIOCA
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO, p. 4
2 REFERENCIAL TEÓRICO, p.5
2.1 GESTÃO DE PESSOAS, p.5
3 RECRUTAMENTO DE PESSOAL, p.5
3.1 CAPTAÇÃO DE PESSOAL, p.6
3.2FORMAS DE RECRUTAMENTO, p6
3.3 RECRUTAMENTO INTERNO, p.7
3.4 RECRUTAMENTO EXTERNO, p.8
4 SELEÇÃO, p.9
4.1 SELEÇÃO COM PROCESSO DE COMPARAÇÃO, p.10
4.2 SELEÇÃO COMO PROCESSO DE DECISÃO E ESCOLHA, p.10
4.3 TÉCNICAS DE SELEÇÃO, p11
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS, p.12
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS, p 14

1. INTRODUÇÃO

A comunicação é de fato, a maneirapela qual as pessoas interagem constantemente e simultaneamente, promovendo o intercâmbio de informações a fim de um objetivo.
Sendo esta, talvez, o mais antigo meio de relacionamento entre as pessoas com ela próprias e/ou com o meio em que habitam, surge então a necessidade de uma organização deste processo para facilitar o bom convívio e entendimento das pessoas, para que tudo se resolva damelhor maneira possível.
Considerando o contexto profissional, a mediação dos interesses pertinentes aos vários recursos organizacionais que compõe o fluxograma de uma instituição, seja ela pública ou privada, é atribuição direta do administrador, o qual também é parte integrante deste recurso, cordenando-os de forma a proporcionar o alcance da missão de uma organização por meio de pessoasatravés do emprego, e técnicas e procedimentos que culminarão no alcance dos objetivos de uma empresa.
Dentre os vários recursos organizacionais existentes, tais como, os físicos ou materiais, financeiros, mercadológicos, humanos e administrativos, destacaremos neste trabalho os dois últimos que foram citados, embora seja de nosso conhecimento que todos eles estão intimamente ligados e seinter-relacionam constantemente em uma organização.
Aplicando a discussão dos recursos que abordaremos, temos:
-Recursos Humanos- é dinâmico e engloba todos os que compõem tado o fluxograma da empresa no tocante a pessoas, independente do seu nível hierárquico ou função, ou seja, é aquele que participa, de fato, da organização contribuindo para o seu crescimento. É tradicionalmentedenominado de trabalho.
-Recursos Administrativos: tradicionalmente denominado como empresa, está diretamente ligado a forma pela qual o trabalho será realizado, desde a tomada
de decisões e difusão da informação necessária até os esquemas de coordenação e integração utilizados pela organização.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

GESTÃO DE PESSOAS

Dentre todos os ativos de uma empresa, semsombra de dúvidas o mais importante é o humano, pois, segundo Chiavenato, é o único recurso vivo e inteligente da organização. Desde os estudos e experiências de Frederick Winslow Taylor, líder de um grupo que promoveu o desenvolvimento da Administração científica, identificou-se a importância da seleção de profissionais para desempenho do trabalho. Um dos princípios da Administração científica, em umestudo intitulado Shop Management feito por Taylor em 1903 diz que: “os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados, de maneira que as pessoas e as tarefas fossem compatíveis”. (CHIAVENATO, 2005, p.)
O objetivo da Gestão de Pessoas ou Recursos Humanos é encontrar, atrair e manter os talentos necessários à...
tracking img