Resalto Hidraulico e Remanso

413 palavras 2 páginas
RESSALTO HIDRÁULICO CONCEITO O salto ou ressalto hidráulico é uma brusca elevação do nível da água em um canal funcionando em regime permanente. Ele ocorre com a passagem de um escoamento de profundidade menor que a critica para outra maior que esta, ou pode-se dizer também que ocorre ressalto quando passa do regime rápido para o lento. É um interessante fenômeno, o que, frequentemente, se observa no sopé das barragens, a jusante das comportas e nas vizinhanças de obstáculos submersos.
TIPOS DE RESSALTO HIDRÁULICO
Duas formas:
a) O salto elevado, com um grande turbilhamento, forçando o líquido rolar contra a corrente.
b) Superfície agitada, porém sem redemoinho e sem retorno do líquido.
ALTURA E COMPRIMENTO DO SALTO HIDRÁULICO
Teorema.
A variação da quantidade de movimento durante certo tempo, é igual a impulsão da força durante esse tempo.
Movimento Permanente: Vazão constante em qualquer tempo.

REMANSO CONCEITO O movimento uniforme em um curso d’água caracteriza-se por uma seção de escoamento e declividade constante. Tais condições deixam de ser satisfeitos, por exemplo, quando se executa uma barragem em um rio. A barragem causa a sobreelevação das águas, influenciando o nível d’água a uma distância a montante. É isto que é denominado remanso.
DETERMINAÇÃO DO COMPRIMENTO DO REMANSO Método Direto (Simplificado) O método direto deriva da consideração do balanceamento energético entre duas seções vizinhas, 1 e 2, separadas entre si de uma distância suficientemente pequena para que o perfil da superfície da água entre ambas possa ser admitida como sendo uma linha reta.
TIPOS DE REMANSO a) Remanso de elevação É a curva que ocorre num canal de fraca declividade, quando pela construção de uma barragem, por exemplo, a água deve elevar-se acima da profundidade normal do escoamento para vencer o obstáculo.
b) Remanso de Abaixamento
É o perfil que ocorre num canal de fraca declividade, quando a superfície de água sofre

Relacionados

  • Apostila De Hidraulica 1
    6563 palavras | 27 páginas
  • Parecer
    96043 palavras | 385 páginas