Resíduos sólidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resíduos sólidos- Aterro sanitário de Muribeca.

O Aterro da Muribeca está localizado na Estrada da Integração Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. O aterro compreende uma área média de 62 hectares, com capacidade para receber cerca de 2.600 Ton./dia de lixo oriundos dos municípios de Recife e Jaboatão dos Guararapes. Seu gerenciamento foi instituído através de convênio firmado entre oGoverno do Estado, a Prefeitura do Recife e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através da Gestão Compartilhada.

No Brasil, cerca de 76% dos resíduos decorrentes da atividade do homem são depositados aleatoriamente sobre o solo natural, conduzindo a formação de enormes focos de contaminação. O líquido percolado através dos resíduos - comumente chamado de chorume - carreia para o solouma grande quantidade de substâncias químicas provenientes da degradação dos resíduos, podendo atingir as águas subterrâneas e poluir todo o subsolo de uma região. Assim, a busca de soluções para o problema dos resíduos tem se constituído num enorme empreendimento, sobretudo no que concerne à poluição dos solos, do ar e dos recursos hídricos do planeta.

A necessidade de se promover umagestão adequada, a fim de prevenir ou reduzir os possíveis efeitos negativos sobre o meio ambiente e os riscos para a saúde humana. Levando em consideração esta necessidade, as medidas devem ser adotadas de modo a evitar o abandono ou a eliminação descontrolada dos resíduos.

No início de 1994, o governo estadual e municipal, através da FIDEM e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana(EMLURB), uniram-se na busca de soluções. Para aumentar a vida útil da área e minimizar os danos ambientais causados pela disposição inadequada de resíduos, a Prefeitura da Cidade do Recife, através da EMLURB, iniciou um programa de recuperação da área, adotando como tratamento a técnica de bio-remediação. Os estudos realizados pelo Centro de Tecnologia e Geociências da Universidade Federal dePernambuco dizem respeito ao monitoramento ambiental da área, envolvendo os estudos para o conhecimento do meio físico e o controle de contaminação dos recursos hídricos, do subsolo e do ar.

Aterro Controlado

É uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e a sua segurança, minimizando os impactos ambientais. Este método utilizaprincípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico - PNSB - 1989, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - e editada em 1991, a disposição final de lixo nos municípios brasileiros assim se divide:

• 76% emlixões;
• 13% em aterros controlados e 10% em aterros sanitários;
• 1% passa por tratamento (compostagem, reciclagem e incineração).
Denominado anteriormente de “Lixão”, o Aterro da Muribeca passou por reformas que lhe garantiram o título hoje de aterro controlado. Este termo é usado atualmente porque o mesmo possui projetos paisagísticos como, por exemplo, a construção de umasementeira e um cinturão de mudas que começou com 15.000 unidades e que posteriormente foi aumentado. Também para a geração de húmus foi adquirido um minhocário.

Recife enfrenta, como toda grande cidade, os problemas causados pela disposição inadequada do lixo urbano. Historicamente, os estudos relativos à destinação final do lixo na Região metropolitana do Recife (RMR) foram iniciados pela FIDEM(Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana) no final dos anos 70, quando se elaborou o Plano Diretor de Limpeza Urbana, com apoio do Banco Mundial. Entretanto, dificuldades de ordem política impediram a execução do projeto, de forma que as prefeituras ficaram individualmente responsáveis pelo tratamento dos resíduos sólidos recolhidos em suas áreas. Como conseqüência desta falta de...
tracking img