Resíduos sólidos em refinarias de petróleo

Resíduos sólidos gerados em refinarias de petróleo

Adriana Costa1; Jonas Saraiva2; Rosiane Ramos3; Sandro Ricardo4.

RESUMO O petróleo na atualidade é a principal fonte energética que alimenta os impulsos econômicos no mundo, pois para extrair a matéria-prima requer já um alto investimento, e essa matéria que é o petróleo cru, compostos de hidrocarboneto, não possui grande valor no mercado,daí se tem a importância de refiná-lo para chegar a um produto que atenda as especificações do mercado e com isso agrega valor comercial ao produto. Esses processos na cadeia de refino geram resíduos tanto sólidos como líquidos que precisam ter um acompanhamento gerencial para serem reaproveitados para outros fins ou ter um descarte apropriado com o intuito de amenizar os impactos na natureza,tornando esta atividade exemplar para um desenvolvimento sustentável e está pratica as empresas tem adotado para serem bem vistas no mercado globalizado. Os impactos ambientais tem ganhado grande atenção nas ultimas décadas por estudiosos e empresários. No ramo petrolífero esta preocupação é mais acentuada, pois geram impactos até mesmo irreversíveis ao meio ambiente. O estudo deste artigofocalizasse nos impactos gerados por resíduos sólidos proveniente de refinarias de petróleo por todas as etapas dos diferentes refinos realizados, através de revisão bibliográfica, elevando suas características nocivas ambientalmente e a saúde humana.

Palavras-chave: Petróleo; Refino; Resíduos Sólidos; Meio Ambiente.

INTRODUÇÃO Em um primeiro momento, a evolução técnico-científica causada pelaRevolução Industrial do século XVIII fez com que a sociedade tivesse que gerir uma série de novas necessidades humanas. A utilização dos recursos naturais foi intensificada à medida que novos produtos e serviços eram criados e mais matéria-prima era necessária para alimentar os processos industriais.

Além da exploração não sustentável de seus recursos naturais, os ecossistemas passaram a receberresíduos em quantidades crescentes, inclusive com lançamento de novas substâncias sintetizadas pela indústria química que passaram a estarem presentes no ar, solo, rios e mares em seus ciclos bioquímicos, desestabilizando seu equilíbrio natural.
A atividade industrial de uma refinaria produz fortes impactos ambientais onde é instalada, pois, além de sua planta ter grandes dimensões, ela gera, através deseu processo produtivo, grandes quantidades de resíduos, emanações, efluentes, riscos inerentes à atividade e transporte de seus produtos (Grillo, 2003).
A importância do petróleo em nossa sociedade, tal como está atualmente organizada, é extensa e fundamental. O petróleo não é apenas uma das principais fontes de energia utilizadas pela humanidade. Além de sua importância como fornecedor deenergia, os seus derivados são a matéria-prima para a manufatura de inúmeros bens de consumo, e, deste modo, têm um papel cada dia mais presente e relevante na vida das pessoas.
A concepção de um mundo sem as comodidades e benefícios oferecidos pelo petróleo implicaria na necessidade de uma total mudança de mentalidade e hábitos por parte da população, numa total reformulação da maneira como a nossasociedade funciona.
Não devemos deixar de considerar que o refino de petróleo, acarreta também grandes prejuízos ao nosso meio ambiente. Grandes quantidades de despejos líquidos, liberação de gases nocivos para a atmosfera e resíduos sólidos são gerados nas refinarias de petróleo, ocasionando degradação em todos os níveis ao meio ambiente e consequentemente aos seres vivos que habitam o nossoplaneta.
O atual processo de refino de petróleo não tem como ser interrompido, já que é primordial para as nossas vidas e principal fonte de energia do planeta. Então, precisamos integrar a esse sistema todo um estudo ambiental no planejamento, na concepção e operação das refinarias.
Os resíduos sólidos são classificados e identificados para serem descartados de forma de forma correta ou...
tracking img