Resíduos radioativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE SANTA INÊS- CESSIN
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

Ana Paula
dilma marques
Hana Caroline
paula fernanda
romerito

SAÚDE AMBIENTAL
RESÍDUOS RADIOATIVOS

Santa Inês
2011
Ana Paula
dilma marques
paula fernanda
hana caroline
romerito

SAÚDE AMBIENTAL
RESÍDUOS RADIOATIVOS

Santa Inês
2011

1 APRESENTAÇÃOAs características perigosas inerentes aos rejeitos radioativos exigem a adoção de uma série de medidas, que visam assegurar a proteção da saúde humana e do meio ambiente, tanto no presente como no futuro, contra os possíveis efeitos indevidos que esses materiais possam causar.
O conjunto de atividades técnicas e administrativas aplicáveis à coleta e segregação, ao manuseio, tratamento,acondicionamento, transporte, armazenamento e controle, bem como à eliminação ou deposição de rejeitos radioativos constitui a gerência de rejeitos radioativos.
Essas atividades devem ser consideradas e planejadas nos estágios iniciais de qualquer projeto que envolva o uso de materiais radioativos. A geração de rejeitos radioativos deve ser mantida a níveis mínimos praticáveis em termos de atividade evolume, pois além de minimizar os efeitos danosos da radiação, reduz os custos que possam advir de sua geração.
Desse modo, este trabalho tem por objetivo proporcionar os fundamentos da Higiene ocupacional à implementação de uma gerência segura de rejeitos radioativos em estabelecimentos prestadores de serviços de saúde, baseando-se nas normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN e nasrecomendações da Agência Internacional de Energia Atômica – IAEA. As práticas e os procedimentos para o gerenciamento dos rejeitos radioativos em serviços de saúde são apresentados com a perspectiva clara de que as características químicas e biológicas desses rejeitos também devem ser consideradas em todas as fases de sua gerência. Com o final da Segunda Guerra Mundial, teve início à era nuclear,surgindo então mais uma forma de poluição criada pelo homem: a poluição radioativa. A primeira fonte dessa forma de poluição foram às explosões nucleares, que lançam substâncias radioativas no ambiente, acarretando sérias conseqüências para os seres vivos, como infelizmente atestam alguns sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, as duas cidades do Japão sobre as quais foram lançadas bombas atômicas,pelos Estados Unidos, em 1945.
A crescente busca de novas fontes de energia levou o homem a construir usinas nucleares, com a finalidade de aproveitar essa energia, utilizada para fabricar a bomba atômica, também para fins pacíficos. Surgiram então novas fontes de perigo: a água usada na refrigeração dos reatores pode apresentar ligeira radiatividade ao ser devolvida ao ambiente.
Há também oproblema de armazenamento dos resíduos radiativos produzidos, o lixo atômico, e, finalmente, apesar de toda a segurança que deve existir nesse tipo de usina, há a possibilidade de ocorrerem acidentes como o vazamento de material radiativo. Foi o que ocorreu em Chernobyl, na União Soviética, onde se formou uma nuvem radiativa que se espalhou pela Europa.
Embora, inicialmente, usada para destruição,como a bomba atômica de Hiroshima, a energia nuclear passou a ser usada para outros fins. O césio 137, substância envolvida no acidente radioativo em Goiânia, pode ser colocado a serviço do homem no tratamento do câncer. Isto Implica dizer que a radioatividade, quando bem usada, pode ser muito útil para o homem.
O lixo proveniente desses resíduos tóxico e venenoso formado por substânciasradioativas resultantes do funcionamento de reatores nucleares deve merecer cuidados especiais, o que é justificável como medida de controle e prevenção da introdução de agentes causadores de doenças ou epidemias.

O que são RESÍDUOS RADIOATIVOS?
São lixos contaminados com radionuclídeos provenientes de laboratórios de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e dos serviços de saúde como a...
tracking img