Resíduos plásticos e reciclagem

Páginas: 19 (4722 palavras) Publicado: 23 de março de 2011
UNIVERSIDADE DE SOROCABA

TEMA: Resumo do livro sobre questão ambiental

PROFESSOR: José Lazaro Ferraz

DISCIPLINA: Introdução a Engenharia Ambiental

Integrantes Grupo 1: Bruna Nogueira Bedendo
Gustavo Ramos
Luma Peliky
Marco Antonio G. Xavier
Pedro MagarottiSabrina Rocha
Thais de Oliveira Romão
Vanessa P. Cendrette

Livro: Resíduos Plásticos e Reciclagem: aspectos gerais e tecnologia

Autor: Zanin, Maria
Macini, Sandro Donnini

1ª Edição – 2004

Editora EdUfscar

Capítulo 1
Resíduos e Reciclagem: Contextualização

A população do planeta aumentoudrasticamente e todo esse contingente populacional gera um bilhão de toneladas de resíduos sólidos a cada ano, cerca de 83 milhões de toneladas somente no Brasil. Essa situação é insustentável.
Uma visão de tratar todo esse lixo somente de forma linear, onde se acredita que a Natureza é fonte inesgotável de recursos materiais e energéticos já passou da hora de ser substituída. E com essa intenção começa acriação de novos projetos em busca de solucionar os problemas ambientais.
Essa solução só é possível com a integração do setor público, produtivo e de consumo, com uma concepção de não somente coletar e tratar os resíduos, mas sim diminuí-los na fonte produtora.

Prioridades:
- Evitar e/ou diminuir a produção de resíduos;
- Reutilizar e/ou reciclar os resíduos;
- Utilizar a energia presentenos resíduos;
- Inertizar e dispor os resíduos sem valor.

Por Bruna Nogueira Bedendo

• Ecologia industrial e Ecodesign

Ecologia industrial é um termo novo que foi criado para designar propostas e ações que reduzem a quantidade de materiais e energia utilizada no sistema produtivo e criar um ciclo onde todo resíduo é reutilizado como matéria-prima.

Ecodesign é um termo utilizadopara descrever o desenvolvimento de produtos baseados na ecoeficiência, com tecnologias limpas e sem geração de resíduos impactantes.

Por Bruna Nogueira Bedendo

• Análise de ciclo de vida

ACV é um método de gestão ambiental empregado para avaliar os efeitos de um produto, processo ou serviço sobre o meio ambiente, desde seu planejamento, extração, produção, distribuição, uso e reuso,manutenção, reciclagem até a sua disposição final.

Por Bruna Nogueira Bedendo

• Desenvolvimento sustentável

A idéia do desenvolvimento sustentável começou a ser elaborada a partir de 1970, onde começaram com questões e agora se encontram nos campos, econômico, social e político. Apesar do consenso sobre a questão sustentável ainda há problemas quanto ao seu significado real eabrangente. A busca de métodos para formular os indicadores com princípios e estratégias para o desenvolvimento sustentável é um trabalho que está começando no meio acadêmico e especializado.

Por Bruna Nogueira Bedendo

• A realidade brasileira

A maioria do resíduo sólido, já citado, produzido pelo Brasil é descartada indevidamente, segundo a pesquisa feita pelo IBGE publicada em 2002, 21,2%dos resíduos urbanos eram despejados nos lixões, 0,1% em corpos d’água e 37% em aterros controlados. Do total de resíduos sólidos, 40,5% tem destinação correta, sendo 36,2% em aterros sanitários adequados, 2,9% para centros de compostagem, 1% para centros de triagem (separação e venda de recicláveis) e 0,4% unidades de incineração. Desde 1989 os índices melhoraram, porém ainda é muito pouco para asituação caótica em que nos encontramos.
A reciclagem no Brasil existe principalmente por conta de catadores, impulsionados pelo desemprego e falta de alternativas que buscam nessa atividade seu sustento fazendo a coleta, classificação, separação e comercialização desse material.
Contudo, a questão dos resíduos sólidos não pode ser resolvida somente com técnicas de reciclagem, inovações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reciclagem de plasticos
  • reciclagem plastico
  • reciclagem de plastico
  • Reciclagem de plásticos
  • Reciclagem de plásticos
  • Reciclagem do plástico
  • Reciclagem de plasticos
  • Reciclagem Plástico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!