Resíduos agrotóxicos poluem, adubos orgânicos recuperam áreas degradadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3507 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESÍDUOS AGROTÓXICOS POLUEM, ADUBOS ORGÂNICOS RECUPERAM ÁREAS DEGRADADAS
RESUMO
O objetivo deste trabalho foi avaliar o quanto os resíduos agrotóxicos poluem o meio ambiente e o que esta sendo feito para que ocorra a recuperação destas áreas degradasdas. Com a grande demanda de alimentos, surgem então agroecossistemas e monoculturas. Esses novos cultivos de produção agrícola favoreceram oaparecimento de pragas, doenças, ervas daninha e microrganismos, decorrentes do desequilíbrio que atingiu essas populações. Sérios problemas ocorreram com a produção de alimentos agrícolas, sendo preciso o uso de métodos artificiais como: pesticidas, fertilizantes e outros, com isso, para aumentando a produtividades de alimentos, sérios danos foram impostos à natureza. A matéria orgânica do soloconsiste em resíduos de plantas e de animais em diferentes fases de decomposição. Os níveis adequados são benefícios ao solo de varias formas: (1) melhoram as condições físicas; (2) aumentam a retenção de água; (3) melhoram o solo para o preparo; (4) diminuem as perdas por erosão; (5) fornecem nutrientes para as plantas. A maioria dos benefícios ocorre em função dos produtos liberados à medida que osresíduos orgânicos são decompostos no solo
O homem primitivo comia frutas silvestres, nozes, raízes e carne de animais caçados. O consumo de alimentos era pequeno, pois a população era muito pequena, consumindo apenas alimentos da natureza.
PALAVRAS CHAVES: Organoclorato DDT, Meio ambiente, Desequilibro biológico
INTRODUÇÃO
Quando o homem passou a se fixar em um determinado território, houve oaumento da produção de alimentos, para suprir as suas necessidades básicas. Assim foram surgindo as cidades e o aumento de consumo de alimentos não parou mais de crescer.
Com o crescimento da população o homem precisou descobrir novos recursos para suprir essas necessidades, criando com isso novas técnicas de aperfeiçoamentos aumentando o a produção de alimentos. Existem referências a substâncias,por exemplo. Piretro de origem natural, utilizadas como pesticidas na Antiguidade. Esse produto não colocava em risco o meio ambiente, incluindo o próprio homem.
Com a industrialização intensificada no século XVIII, houve uma alteração com relação homem-natureza. Em 1800, apenas 2,5% da população mundial vivia nas cidades; hoje passa de 50% vivendo nos centros urbanos, com a grande populaçãourbana, a zona rural teve de suprir a alimentação destes grandes centros.
Com a grande demanda de alimentos surgem, então agroecossistemas e monoculturas. Esses novos cultivos de produção agrícola favoreceram o aparecimento de pragas, doenças,ervas daninhas e microrganismos, decorrentes do desequilíbrio que atingiu essas populações. Sérios problemas ocorreram com a produção de alimentosagrícolas,sendo preciso o uso de métodos artificiais como: pesticidas, fertilizantes e outros,com isso, para aumentando a produtividades de alimentos,sérios danos foram impostos à natureza.
Lembrando que a prática de consumo de pesticidas de origem inorgânica se intensificou no século passado: substâncias como fluorsilicato de cálcio, acetato de sódio, arsênio branco, além de pesticidas e fertilizantes,hormônios e antibiótico podem estar presentes nas fezes e urinas dos animais, podendo ser incorporados ao solo. Esses produtos químicos podem deixar resíduos nos ovos, no leite e na carne de animais, gerando problemas na população que os consome e no meio ambiente.
O objetivo deste trabalho é 1) apresentar os danos que os resíduos agrotóxicos causam a natureza na produção convencional de alimentos, comuso de agrotóxicos, agroquímicos, pesticidas e outros trazem, ao meio ambiente e ao homem. 2) o que esta sendo feito hoje com novas técnicas para reverter os danos que foram causados no passado. Os adubos orgânicos são pontos de referências para a mudança no meio ambiente, melhorando as propriedades do solo

1-Causas e danos com uso de produtos tóxicos
1.1 ORGANOCLORADO DDT
Essa...
tracking img