Resíduo hospitalar

Páginas: 4 (983 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2011
Os resíduos de serviços de saúde comumente associados à denominação lixo hospitalar ou resíduo hospitalar, é o nome que se dá aos resíduos originários de ações em hospitais.
São divididos em:resíduos sólidos; resíduos em estado sólido ou semi-sólido e líquidos cujas particularidades tornem inviável seu lançamento na rede pública de esgotos.

Representam uma fonte de riscos à saúde humana e aomeio ambiente, devido principalmente à falta de adoção de procedimentos técnicos adequados no manejo das diferentes frações sólidas e líquidas geradas, como materiais biológicos contaminados e objetoscortantes, peças anatômicas, substancias tóxicas, inflamáveis e radioativas.

O desconhecimento e a falta de informações sobre o assunto faz com que, em muitos casos, os resíduos, ou sejamignorados, ou recebam um tratamento com excesso de zêlo, onerando ainda mais os já combalidos recursos das instituições hospitalares. A incineração total do lixo hospitalar é um típico exemplo de excesso decuidados, sendo neste caso uma atitude politicamente incorreta devido aos subprodutos lançados na atmosfera como dioxinas e metais pesados.

Importante também destacar, os muitos casos de acidentescom funcionários envolvendo perfurações com agulhas, lãminas de bisturí e outros materiais denominados perfuro-cortantes.

ACONDICIONAMENTO E DESTINO DOS RESÍDUOS HOSPITALARES
GRUPO 1 - materialperfuro cortante em caixas de papelão reaproveitadas e adaptadas para esta finalidade, demais resíduos em sacos plásticos brancos identificados com a simbologia de material infectante - destino:incineração ou aterro sanitário através de sistema de coleta especial;
GRUPO 2 - material radioativo conforme legislação própria do CNEN; material farmacêutico é devolvido aos fabricantes conforme acordona compra do próprio material;
GRUPO 3 - vidros, plásticos, papel, papelão, metais e outros materiais recicláveis recebem embalagens próprias conforme o tipo de material - destino: reciclagem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residuos hospitalares
  • Resíduos hospitalares
  • residuos hospitalar
  • Resíduos hospitalares
  • Residuos hospitalares
  • Resíduos Hospitalares
  • Resíduos hospitalares
  • Residuos Hospitalares

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!