Rerutamento e Seleção e Estudo de Caso

1810 palavras 8 páginas
Recrutamento e Seleção de Pessoas - Estrutura da área de Recursos Humanos. Acesse o link:

http://www.youtube.com/watch?v=xuHfWUgyRb0
(Novo Link)
Comentários:
O Vídeo mostra a diferença entre a Departamento Pessoal e Recursos Humanos.
O Departamento Pessoal é o responsável pelo cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária. Gerencia a folha de pagamento, registros, benefícios, férias, demissão, organização de horários de trabalho, 13° salário, licença médica, horas extra, INSS, FGTS, etc.

Já a área de Recursos Humanos é responsável pela valorização dos funcionários, atuando no processo de recrutamento e seleção, na capacitação dos funcionários; faz análise de cargos e salários, acompanha o desempenho dos funcionários, planeja benefícios, etc.
Mostra também sobre Cultura organizacional que é o conjunto de valores, atitudes, costumes, cultivados pela organização desde sua criação.
Avaliação de Desempenho:
"É um processo que serve para avaliar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, no que se refere à sua contribuição para o negócio da organização." (CHIAVENATO, 2004).

Resume em bom resultado de trabalho em equipe de conhecimento, habilidade e atitude, onde competência é somar saber, saber fazer e querer fazer.

Abaixo, os seis processos de Gestão de Pessoas - (Chiavenato, 2008, p. 15)

A diferença entre Recrutamento e Seleção é que Recrutamento seria a convocação de pessoas dispostas a concorrer a determinado cargo. É simplesmente o 1° contato entre o RH e os candidatos.
Seleção é o momento de avaliação das competências e habilidades de cada candidato. Os mais preparados serão selecionados e passarão por outras avaliações.
Mostra o cuidado que devemos ter de como anunciar uma vaga operacional ou mesmo gerencial, onde as vagas gerenciais recomenda-se o recrutamento com headhunters.

Brasil é o segundo pior país em más contratações, leia o artigo no Jornal O Globo.

Relacionados

  • Recrutamento Seleção
    1677 palavras | 7 páginas
  • aula Recrutamento e selecao2
    4742 palavras | 19 páginas
  • tecnicas de gestao
    7595 palavras | 31 páginas