Rerrovia transiberiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FERROVIA TRANSIBERIANA

“A Transiberiana, na medida em que ultrapassou os Urais e cortou as planícies ocidentais e o planalto orienta da Sibéria, pouco a pouco, em lugar de lenda criou história, em substituição ao desconhecido permitiu a cada um de nós percorrer seus segredos, em troca de sonho introduziu uma realidade menos desolada e mais quente, e ao desafio respondeu com o desenvolvimentode hoje.” Jr. Carrion
(ISSO PODERIA IR NA CAPA)

INTRODUÇÃO

O projeto original da maior travessia ferroviária do mundo,iniciou no ano de 1989 com o intuito de ligar as províncias russas localizadas em pontos extremos do continente Eurásico. O então czar Alexandre II nomeou seu filho Alexandre III para a supervisão da construção, que partiria de SãoPetersburgo à Vladsvostok no Oceano Pacífico, estima-se que a ferrovia levou três gerações para ser concluída, no ano de 1916, tendo sido gasto cerca de 1,455 milhões de rublos para conclusão do projeto além de muita mão-de-obra de condenados. Em 2002 a eletrificação da ferrovia foi finalizada. A Transiberiana atualmente serve de rota de escoamento a cerca de 30% das exportações russas, além de rotaturística. mas concomitante a economia da região está o imaginário daqueles que tem o prazer de viajar no expresso transiberiano, onde é possível encontrar de tudo um pouco: lenda, desconhecido, sonho e desafio. Como a Sibéria que imaginamos, apenas gélida, com estepes silenciosas ou cobertas pela taiga. Ao esconder tudo isso, os montes Urais permitem à Europa apenas se debruçar e olhar ao longo destesubcontinente.
Desde o final do século passado, a Transiberiana, à medida que ultrapassou os Urais e cortou as planícies ocidentais e o planalto oriental da Sibéria, pouco a pouco, em lugar de lenda criou história, em substituição ao desconhecido permitiu a cada um de nós percorrer seus segredos, em troca do sonho introduziu uma realidade menos desolada e mais quente, e ao desafio respondeu como desenvolvimento de hoje.
A Sibéria, um subcontinente dentro do continente Asiático, abriga metade das reservas de carvão do mundo e a quinta parte das matas do planeta. São mais de 50 mil rios, destacando-se o Obi, o Ienissei e o Lena, em um território em que 2/3 da extensão permanecem congelados durante todo o ano, no entanto, a Sibéria esconde seus tesouros, como o lago Baikal, sendo o lagomais profundo do mundo; de água doce, com uma fauna e flora singular, possuindo um volume de água maior que o mar Báltico. A ocupação da Sibéria pode ser comparada à da nosso Amazônia, só que feita com maior organização e visão de futuro, com grande conteúdo nacionalista e grandes investimentos em pesquisa científica e ecológica, centros tecnológicos e universidades.
A Transiberiana estende-sepor quase 9 mil e 300 Km, distância equivalente à de Porto Alegre ao México. A Transiberiana também pode seguir diferentes caminhos como cortar a Mongólia, na chamada Linha Transmongoliana, passando pelo deserto de Gobi com destino a Beijing, seguir de Moscou diretamente para Vladivostok, passando perto da extremidade sul do Lago Baical, pela Linha Transiberiana, pode seguir até Tarskaia a lestedo Lago Baical, pelo sudeste da China até Beijin, pela Linha Transmanchuriana ou finalmente, pela mais recente, a Linha Baical Amur, passando pela extremidade norte do Lago Baical até o Pacífico, em Sovetskaya Gavan. Sua construção teve como objetivo atingir o Pacífico e fugir dos portos quase sempre congelados do norte da Russia, permitindo, ao mesmo tempo, desvendar segredos e potencialidades deum território inóspito e pouco conhecido.

[pic]
FERROVIA TRANSIBERIANA (FONTE: http://www.mochileiros.com/transiberiana-russia-mongolia-e-china-t20544.html#p263799)

LINHA BAICAL AMUR EM VERDE ( FONTE: TRANSIBERIANA vermelho linha Baikal Amur verde Note lago duas.mht)

CLIMA, VEGETAÇÃO E SOLO

FLORESTA BOREAL – TAIGA

Clima...
tracking img