Rerefino de óleo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROF° “JOÃO BAPTISTA SALLES DA SILVA”

RE-REFINO DE ÓLEO NO BRASIL

AMERICANA - SP
2011
Re-refino no Brasil: A reciclagem de óleos usados

A reciclagem de resíduos pode envolver processos variados, gerando fontes de matérias-primas para outros produtos ou fontes energéticas.
Para termos uma noção do tamanho do sofrimento do meio ambiente, apenas um litro de óleo lubrificante usadocontamina a potabilidade de 1 milhão de litros de água e criam uma película que impede a aeração de mil metros quadrados da superfície de um corpo de água, causando sérios danos à fauna e à flora aquática.
O remanejo ambiental de óleos usados, assim como de outros resíduos perigosos, deve partir do pressuposto de que é imperativo reciclar tudo o que seja possível e, somente se comprovada aimpossibilidade de fazê-lo, o resíduo deve ser eliminado por queima ou incineração.
Da perspectiva do interesse social, comunitário e ambiental, a re-refinação demonstra ter viabilidade econômica, com objetivo de:
1) Reduzir a contaminação ambiental;
2) Aumentar a vida útil das reservas naturais de petróleo com a conseguinte economia de matérias primas escassas;
3) Reduzir o consumo de energia (noprocesso de reciclagem, o consumo é cerca de 15% do consumo de energia na produção primária);
4) Trazer economia de divisas com a diminuição das importações;
5) Gerar impostos e empregos com materiais aparentemente inservíveis;
6) Contribuir com a diminuição do gasto público para a capacitação e eliminação de materiais contaminantes, recursos que podem ser destinados a outros fins.Reciclagem e Reutilização

As formas de reciclagem mais utilizadas são: a energética, a química, a mecânica e a reutilização industrial. A reciclagem energética é feita a partir de uma instalação de combustão de resíduos, gerando um produto, a energia (eletricidade e calefação), podendo ser vendido ou reutilizado para abastecer processos. Um exemplo deste processo é a reciclagem de pneus.
Areciclagem química visa recuperar compostos químicos, que deram origem aos materiais plásticos ou seus compósitos.
A reciclagem mecânica, consiste na redução de tamanho e re-processamento dos materiais transformando-os em matéria prima secundária.
A reutilização industrial ou de materiais, no sentido amplo, corresponde à retirada de partes, ou peças de um produto, que ainda sejam reutilizáveis, comnenhuma ou pouca alteração, ou seja, um novo uso.

Óleo Lubrificante

O óleo lubrificante representa cerca de 2% dos derivados do petróleo. O uso automotivo representa 75% do consumo nacional, principalmente em motores a diesel. Também são usados na indústria em sistemas hidráulicos, motores estacionários, turbinas e ferramentas de corte. É composto de óleos básicos (hidrocarbonetos saturadose aromáticos) que são produzidos a partir de petróleos especiais e aditivados de forma a conferir as propriedades necessárias para seu uso como lubrificantes.
Durante o seu uso na lubrificação dos equipamentos, se produz a degradação termoxidativa do óleo e o acúmulo de contaminantes torna necessária sua troca. Além disso, parte do óleo é queimado no próprio motor, devendo ser reposto. Noprocesso de troca do lubrificante, este é drenado para um tanque de acúmulo, para posterior reaproveitamento. Surge assim o "óleo queimado", que é considerado um produto perigoso, por ser tóxico e apresentar grande potencial de risco ao meio ambiente e à saúde pública.

Reciclagem de Óleo Usado

Os óleos lubrificantes usados quando filtrados para reuso não podem ser destinados a qualquer forma decomercialização. Podem ainda ser re-refinados. No processo de re-refino são removidos os contaminantes, os produtos de degradação e os aditivos do óleo usado. Isso lhe confere as mesmas características de óleo lubrificante básico, gerando matérias primas para novas formulações.
Especificamente “processo de reciclagem” é um termo genérico que considera os óleos re-processados, re-filtrados e...
tracking img