Requisitos para software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEP - FACULDADE DE TECNOLOGIA
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Anderson JOSÉ RA 112515
Bruno SANTIAGO RA 112501
Louine ANAIRAM RA 112760
Rafael PIRES RA 112903

TRABALHO DE PRÁTICA INTERDISCIPLINAR V
Analise e Desenvolvimento de Sistemas




São José dos Campos
2013
Sumario
Introdução 3
Métodos de Conversação 4
WorkShop 4
BrainStorming4
Etnografia (Ethnographic Study) 4
Protocolo de Análise (Protocol Analysis) 5
Métodos Analíticos 5
Reuso de Requisitos 5
Estudo de Documentação / Analise de Conteúdo 5
Laddering 5
Sorteio de Cartões 6
Repertory Grid 6
Métodos Sintéticos 6
Sessões JAD/RAD 6
Prototipação 7
Questionário deAmbiente 7
Storyboards 7
Conclusão 8
Bibliografia 9

Introdução
Analise de Requisitos é a melhor maneira para chegar ao ponto ideal de um projeto.
Requisitos são pontos de extrema importância em um projeto, podemos identificamos pontos fortes com um levantamento de requisitos chegando a ser um projeto com um curto prazo porem com um conteúdo espetacularao ponto de atingir todas as necessidades do cliente.
Neste trabalho, iremos abordar pontos fortes e ferramentas ideais para um levantamento completo de requisitos.

Métodos de Conversação
O método de conversação fornece um meio de comunicação verbal entre duas ou mais pessoas. Sendo uma forma natural de expressar as necessidades, ideias e responder às perguntas, é bastante eficaz paraidentificar e compreender as necessidades do entrevistado. Proporciona a comunicação verbal entre um ou mais participantes e ajuda a comunicação eficaz com os mesmos. Esses métodos fornecem a maneira natural de expressar as necessidades e as ideias e identificar os requisitos do produto.
Entrevistas (Interviews): A entrevista é uma das técnicas tradicionais mais simples de utilizar e que produz bonsresultados na fase inicial de obtenção de dados. Convém que o entrevistador dê espaço ao entrevistado para esclarecer as suas necessidades. É uma discussão do projeto desejado com diferentes grupos de pessoas.
* WorkShop
Trata-se de uma técnica de elicitação em grupo usada em uma reunião estruturada. Devem fazer parte do grupo uma equipe de analistas e uma seleção dos stakeholders que melhorrepresentam a organização e o contexto em que o sistema será usado, obtendo assim um conjunto de requisitos bem definidos.
* BrainStorming
É utilizado normalmente em workshops. Após os workshops serão produzidas documentações que refletem os requisitos e decisões tomadas sobre o sistema a ser desenvolvido. Seu objetivo é uma apresentação do problema/necessidade a um grupo específico, requerendoassim soluções.
* Etnografia (Ethnographic Study)
É uma análise de componente social das tarefas desempenhadas numa dada organização. É utilizado para desenvolver um entendimento completo e detalhado.

A técnica resume-se em visitar o local em foco com a finalidade de observação do mesmo. Permitindo assim, coletar informações de acordo com o cotidiano das operações e execução dos processosdiários do local.
* Protocolo de Análise (Protocol Analysis)
Análise de protocolo é uma forma de levantamento de requisitos no qual o analista analisa as partes interessadas quando estão envolvidas em algum tipo de tarefas.
* Métodos Analíticos
Conjunto de técnicas para análise de documentação e conhecimento existentes com o intuito de adquirir requisitos através do levantamento deinformação pertinentes ao sistema a ser especificado, como por exemplo, domínio do negócio, fluxos de trabalho e características do produto.
* Reuso de Requisitos
Estudo e reutilização de especificações e glossários referente a projetos de sistemas legados ou sistemas de mesma família (com funcionalidades de negócio similares).
* Estudo de Documentação / Analise de Conteúdo
Estudo e...
tracking img