Requisitos de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estácio de Sá.
Faculdade de Sistema de Informação.
Curso: Processo de Desenvolvimento de Software.

Niterói, 20 de maio de 2012.

Alex Lourenço Madureira, matrícula: 2002.02.35.707- 7
Humberto Sobral, matrícula: 2006.02.16.302- 4
Vinicius José Moreira Pacheco,matrícula: 2011.01.17.743- 8

Esse trabalho trata-se da engenharia de software, mais precisamente requisitos desoftware, e tem como base o material didático oferecido pelo curso e alguns trabalhos publicados na internet. Seus autores estão declarados na bibliografia.
O trabalho apresentado não esgota o assunto e tão pouco define uma única solução, porem descreve as dificuldades existentes e sugere algumas práticas para auxiliar a elaboração dos requisitos necessários ao sistema solicitado pelo usuário, comoa criação de formulários, modelos estruturados e padronizados para ter uma eficiência no trabalho a realizar. Alcançando o esperado pelo cliente.

Palavras chave: descrição, requisitos, sistema, software.

Requisitos de Software

“Os requisitos de um sistema são descrições dos serviços fornecidos pelo sistema e as suas restrições operacionais. Esses requisitos refletem as necessidades dosclientes de um sistema que ajuda a resolver algum problema, por exemplo, controlar um dispositivo, enviar um pedido ou encontrar informações. O processo de descobrir, analisar, documentar e verificar esses serviços e restrições é chamado de engenharia de requisitos( R E – Requirements Engineering).” (Ian Sommerville/2007)

Conteúdo
* Requisitos funcionais e não funcionais
* Requisitos deusuário
* Requisitos de sistema
* Especificação de interface
* Documento de requisitos de Software

Requisitos funcionais
São as declarações de serviços que o sistema deve fornecer como o mesmo deve reagir a entradas específicas e como ele deve se comportar em determinada situação. Em alguns casos, os requisitos funcionais podem também estabelecer explicitamente o que o sistema nãodeve fazer. Dependem do tipo de software que está sendo desenvolvido, dos usuários a que o software se destina e da abordagem geral considerada pela organização ao redigir os requisitos.
A imprecisão nas especificações é motivo de problemas na engenharia de software, como atrasos na entrega do sistema e aumento do custo.
As especificações devem ser completas e consistentes. Significa que osserviços exigidos pelo usuário devem estar bem definidos e não devem ter definições contraditórias.

Requisitos não funcionais

Os requisitos não funcionais, como o nome sugere, são aqueles diretamente relacionados às funções específicas fornecidas pelo sistema. Eles podem estar relacionados às propriedades emergentes* do sistema como confiabilidade, tempo de resposta e espaço de armazenamento.Como alternativa, eles podem definir restrições como a capacidade dos dispositivos de E/S.
Esses requisitos especificam ou restringem as propriedades emergentes de sistema. Podem especificar desempenho, proteção, disponibilidade e outras propriedades. Significa que eles são mais importantes do que os requisitos funcionais individuais.
Requisitos não funcionais determinam o processo que deveser usado para desenvolver o sistema. Exemplo: as especificações no padrão de qualidade, o tópico de ferramentas CASE e uma descrição do processo que deve ser seguido.
* “propriedades emergentes, que significa uma consequência importante da organização hierárquica, determinando que à medida que os componentes se combinam, são produzidas novas propriedades que antes não existiam. As propriedadesemergentes, por definição, são propriedades coletivas que emergem ou aparecem como resultantes da interação entre componentes.”
Os requisitos não funcionais surgem devido às necessidades do usuário, às restrições de orçamento, às políticas organizacionais, à interoperabilidade com outros sistemas de software ou hardware ou a fatores externos. A figura abaixo descreve uma classificação de...
tracking img