Requisitos de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ETEBRAX – Escola Técnica do Brasil – Ensino à Distância

Curso Técnico e Profissionalizante a Distancia


Aline Francisca da Silva Santos















Técnico Administração



Modulo Padronização e Qualidade



















Salvador/BA
2013



Técnico Administração


Modulo Padronização e Qualidade




Atividade IVTrabalho apresentado a ETEBRAX - EAD como critério de avaliação da disciplina Padronização da Qualidade do Curso Técnico em Administração sob orientação do Professor Marivaldo Oliveira.























Salvador/BA
2013

Sumário


1. Introdução 04

2. Descrição dos seis requisitosobrigatórios da ISSO 90001:2008 04

3. Considerações Finais 08

4. Exemplo de não conformidade 08

Referências 09
























1. Introdução

Ao longo destes últimos anos as organizações de todos os países e ramos de negócio adotaram a certificação de seus Sistemas de Gestão da Qualidade segundo a ISO 9001 para ampliar a confiabilidade dos produtos ouserviços fornecidos aos seus parceiros de negócios, para selecionar os seus fornecedores, para garantir o atendimento aos requisitos contratuais, legais e regulamentares e também para buscar continuamente a melhoria de seus processos. Em função disto, a ISO revisam periodicamente a norma.

2. Descrição dos seis requisitos obrigatórios da ISSO 90001:2008

Requisitos de documentação

O requisito4.2 estabelece as condições mínimas relacionadas aos documentos pertinentes ao sistema de gestão da qualidade.  As empresas têm total autonomia na definição de seus documentos, não há interferência da ISO neste processo. A ISO 9001 divide documentos em duas classes, documentos e registros.

Este item tem como requisito obrigatório a documentação do:

4.2.2 – Manual da Qualidade
4.2.3 –Controle de Documentos;
4.2.4 – Controle de Registros

O Manual da Qualidade é um livro onde a empresa demonstra às partes interessadas a forma com que ela gerencia o sistema de qualidade como um todo. O manual deve conter, de maneira resumida, clara e de fácil consulta, todo o conteúdo do sistema de gestão da qualidade, de modo que aqueles que o consultem possam ter uma idéia bastante clara de todaa estratégia administrativa da qualidade.

É recomendável que os pontos mais importantes do sistema de gestão da qualidade permaneçam registrados em documentados. O Controle de Documentos deve ser feito de maneira que haja uma centralização dos documentos do SGQ, ou seja, Procedimentos, Instruções de Trabalho, Formulários, Fluxogramas. Um documento deve ser escrito descrevendo os controlesnecessários para garantir a confiabilidade dos documentos. Tais controles devem conter processos para: aprovação; análise crítica, atualização e reaprovação; controlar as revisões; garantir que a última versão do documento esteja disponível no local de uso; manter os documentos legíveis e identificáveis; controlar documentos de origem externa; e evitar o uso de documentos que não estejam em vigor.Quanto ao Controle de Registros da Qualidade, primeiramente deve-se definir quais são realmente importantes e quais são desnecessários. Lembrando que, uma vez mencionado em algum documento do SGQ, tal registro deve ser evidenciado. Identificados os registros, estes devem ser controlados com garantia de que se manterão legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis. Para isso, devem estarorganizados em um local conhecido e mantidos a salvo para que no momento que se precisar, possa-se achá-los e entender o que eles dizem. Na prática, os registros devem ser criteriosamente guardados, organizados e devidamente descartados. O descarte é uma parte muito importante do controle de registro, e deve ser controlado para evitar o uso de informação ultrapassada e evitar que informações...
tracking img