Requerimento Vitam Nico Correto

3342 palavras 14 páginas
Professora: Luciangela Pinez
Fisiologia do Sistema Estomatognático

Universidade Braz Cubas

Mogi das Cruzes/Sp
Novembro/2014

Elen Bianchetti Pereira Rgm: 270199 Shirley Mariano Rgm: 270631
Tássia Èmely Rgm: 271358
Gabriela Soares Rgm: 270650
Melissa Santos Rgm: 280185

Requerimento Vitamínico e Mineral

O que são Vitaminas?
São compostos orgânicos que participam das reações metabólicas no interior das células, sua ausência na dieta ou consumo em quantidades insuficientes podem causar uma síndrome de deficiência especifica.
Funções:
As vitaminas participam do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios, regulam a produção de componentes corpóreos (ossos, peles, hormônios, nervos, sangue...), participam da resposta imunológica e previne doenças relacionadas a deficiências nutricionais.
Classificação:
As vitaminas são classificadas como Lipossolúveis e Hidrossolúveis. As vitaminas Lipossolúveis, são solúveis em solventes orgânicos, como por exemplo lipídeos e álcool. As vitaminas Hidrossolúveis são solúveis em solventes em água.

Vitaminas Lipossolúveis: São vitaminas precisam da presença de lipídios na dieta para que sejam absorvidas e utilizadas. São lipossolúveis: vitaminas A, D, E e K

Vitamina A Essa vitamina é indispensável para visão, desempenha um importante papel também na manutenção da pele, mucosas, sistema reprodutor e imunológico. O excesso de ingestão de Vitamina A pode causar Carotenodermia (pele acentuadamente amarela) e a carência - Hipovitaminose A (que acomete principalmente crianças em fase pré-escolar e, normalmente, é acompanhada de desnutrição) causa xerolftalmia (olho seco, que, se não tratado, pode levar à perda do órgão), cegueira noturna e dermatites (inflamações na pele).
Principais fontes: fígado, ovos, leite integral, manteiga, margarina, azeite de dendê, vegetais amarelados (cenoura, abóbora, manga, mamão,

Relacionados

  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas
  • estudante
    443083 palavras | 1773 páginas