Republica: onde o real se esconde sob o formal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1167 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A REPÚBLICA: ONDE O REAL SE ESCONDE SOB O FORMAL

Patrícia Candeira Sousa1
André Coelho Silva Sousa2
Orientadora: Joelma Alves Passos

RESUMO
Este artigo vem mostrar para os alunos de História que a Proclamação da República, foi um jogo de interesses pela parte das elites, cafeicultores e empresários. A preocupação deles foi tão pouca que o discurso era considerado inacessível a umpublico com baixo nível de educação formal, pois sabemos que em momentos de mudança política e social é importante a manipulação do imaginário social. Mas o interesse dos republicanos não era formar multidões em plena praça, mesmo porque para eles não haveria mudanças significativas na condução da política social e econômica.
No entanto, o que poderemos vê mais adiante é que as idéias eram importadasda Europa e assimiladas pelos republicanos brasileiros de forma complexa. Como conseqüência, a República deixa de ser ideologia para se transformar em objeto de poder.
Os republicanos esperavam da sociedade carioca um comportamento eufórico, semelhante ao comportamento que tinham ao participar de um evento comunitário. Mas como participar ativamente de uma organização civil, sendo alvo deexclusões e discriminações? A este povo excluído restou apenas ser considerados como os bestializados.

PALAVRAS-CHAVES: Proclamação da República, bestializados, sociedade.

1. INTRODUÇÃO

Em 1889, o Brasil concretizou seu regime republicano. No final do Império houve uma diversidade intelectual no Brasil, neste período as idéias não tinham cunhos nacionais, todas as ideologias que inflamaramo espírito republicano eram importadas da Europa, o maior problema disto era não absorver por completa as idéias. Os pensamentos ideológicos europeus eram absorvidos pelos intelectuais brasileiros em parte, isso fazia com que as idéias fossem distorcidas, como diz José Murilo de Carvalho: ... “Misturavam-se e combinavam-se das maneiras mais esdrúxulas na boca e na pena das pessoas maisinesperadas.”
Do ponto de vista formal, essa transformação poderia simbolizar o fim das imposições e reservas que selavam os ditames do regime monárquico. Além do mais, a adoção de princípios de origem liberal poderia significar um novo pacto social que pudesse abraçar contingentes mais amplos da população brasileira. Contudo, a nossa proclamação republicana esteve longe de atingir tais expectativas.
ARepública, ou os vitoriosos da República, fizeram muito pouco pela população brasileira. Pode-se dizer que houve até retrocesso no que se refere a direitos sociais. Algumas mudanças como a entrega do governo nas mãos dos setores dominantes, tantos rurais e urbanos, demonstram que a República era discriminatória, hipócrita e ilegal. Ansiosos pelo fim da centralização monárquica, os grandesproprietários de terra almejavam ampliar seus poderes através de um regime que concedesse maior autonomia às esferas regionais. Dessa forma, a República deixava de assumir a imagem de uma ideologia para se transformar em simples instrumento de obtenção de poder. O Movimento republicano era constituído de uma frente ampla de interesses, que abrangia escravocratas e abolicionistas, militares e civis,fazendeiros, estudantes, profissionais liberais e pequenos comerciantes.
Segundo José Murilo ao se instalar o sistema republicano criou-se inúmeras quantidades de expectativas e anseios por parte dos intelectuais da época e das lideranças de certa elite republicana sobre a ação popular neste novo regime, como também houve aspirações dos líderes das alas operarias mais radical para que esta populaçãotivesse uma vida política mais ativa com o novo estado.
A elite e os operários esperaram da sociedade carioca, uma organização civil ativa que agisse diretamente no estado e estabelecesse os direitos e os deveres neste novo tempo da sociedade brasileira, no entanto, os resultados não foram os melhores e como conseqüência esta população foi classificada com vários nomes pejorativos, como...
tracking img