Republica brasileira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1943 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL



A república brasileira: federalismo e regionalismo (1889-1937)

Em 1889 com um golpe de estado foi instaurado no Brasil o regime republicano federativo presidencialista do governo. Sendo criada a Constituição Federal em 1891, que ortogou poderes fiscais e financeiros aos estados da federação.
Federalismo sendo um sistema e também um regime, sendo sistemaporque diz respeito ao interesse nacional como, a constituição, as leis federais, a moeda e a formulação da política externa. Regime, pois os estados pertencem à união e possuem autonomia para legislar, direito de fazer decreto, sem chocar a lei federal e ter o controle das operações financeiras e fiscais do estado.
O regionalismo é o comportamento político dos estados com relação ao estadomaior, mas que busca o favorecimento econômico e a proteção política.
(...) Em 1910 somente três das vinte unidades da federação – São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul eram responsáveis por mais da metade do total de votos nas eleições presidenciais diretas (...). E por uma porcentagem do produto interno bruto. (p: 124)

Suas riquezas e as contribuições fiscais juntas eram maiores que as 17federações juntas. Permitindo assim aos estados manter forças para militares que poderiam lutar em uma intervenção do Governo Federal.
Entre eles estavam três participantes ocasionais na disputa presidencial que eram Rio de janeiro, Pernambuco e Bahia.
Em 1910 o Rio Grande do Sul deu um grande salto na sua economia, enquanto que a Bahia teve um enfraquecimento devido à fragilidade de suaeconomia, enquanto que São Paulo e Minas Gerais se mantinham no topo da economia.
Em 1886 a1887 a introdução de imigrantes italianos nos cafezais solucionou a crise de mão de obra em São Paulo, os trabalhadores agrícolas e suas famílias recebiam salários, moradia e o direito de usufruir da terra para a sua subsistência.
Com a abolição em 1888 os cafeicultores do Rio de Janeiro sofreram uma grande perdaporque tinham investido pesado na compra de escravos no ano de 1870.
De 1886 a 1887 São Paulo contribuiu oito vezes mais ao tesouro nacional do que recebeu em benefícios, e ao tornar-se um estado novo e com os impostos de importação triplicou sua contribuição.
Durante o regime imperial foi contraída uma divida externa um único empréstimo no estrangeiro, para subsidiar a imigração, com aRepública o endividamento externo com os estados se expandiu rapidamente.
Os republicanos se consideravam progressistas em questões sociais e que a monarquia deixava a desejar em relação à alfabetização e a imigração.
A Constituição Federal de 1889 cumpriu com a promessa de descentralização e garantiu uma maior dispersão de autoridade.
A Argentina e o México colocaram restrições aumentando a taxasobre os produtos de exportações para os estados brasileiros, sendo que os mesmos também poderiam criar, mas iria prejudicar o governo federal para onde iam os impostos recebidos.
Pela Constituição Brasileira os estados podiam promulgar seus próprios códigos de processo e tinham autoridade sobre as riquezas minerais que estivessem dentro de seu território e podem contrair dividas e emitir títulos.Durante a República a principal a principal fonte de renda do estado era o imposto sobre as exportações e a principal renda do governo federal era o imposto sobre as importações.
O federalismo contido na carta de 1891 formava partes desiguais, devido à taxação do consumo, os estados tornavam-se cada vez mais ricos e já os pobres cada vez mais pobres enfraquecidos e dependentes do governofederal.
Sendo de grande importância a escolha do Presidente para controlar o sistema político, sendo assim os estados maiores levavam vantagens, pois o voto era feito por homens alfabetizados, sua maioria provinha dos estados grande economicamente.
No inicio da republica, São Paulo e Minas Gerais já mantinham a liderança, sendo São Paulo o gigante econômico da federação, pois era responsável por...
tracking img